55 anos de história: Fundação João Pinheiro, um patrimônio mineiro
Com equipe especializada em diversas áreas do conhecimento, FJP se estrutura para consolidação em âmbito internacional
12/12/2024 – Nesta quinta, 12/12, a Fundação João Pinheiro (FJP) completa 55 anos. Referência em pesquisa e ensino de excelência nas áreas de administração pública e na produção de índices socioeconômicos, a instituição celebra mais um ano de contribuições significativas para o desenvolvimento de Minas Gerais, do Brasil e de potencialização de seu alcance internacional.
Desde sua criação, em 1969, a FJP tem sido um pilar fundamental para a formulação e a implementação de políticas públicas no estado. Ao longo desses 55 anos, a instituição consolidou sua expertise em áreas imprescindíveis para a administração pública, como economia, demografia, gestão pública, planejamento urbano, desenvolvimento regional e avaliação de políticas sociais, entre outras, contribuindo estrategicamente para efetividade de políticas públicas por meio de projetos e serviços para o setor público e para a sociedade.
Por meio de estudos e pesquisas setoriais aprofundados, a FJP oferece subsídios para a tomada de decisões estratégicas, contribuindo para o crescimento econômico e social do estado e do país. Da mesma forma, por meio de cursos de graduação, especialização, mestrado, além de cursos de capacitação e programas de formação executiva no campo da administração pública, a FJP forma continuamente profissionais capazes de lidar, conduzir e aprimorar o funcionamento da máquina pública em benefício da sociedade.
Para a presidente da FJP, Luciana Lopes, a celebração dos 55 anos da instituição é um momento de reflexão sobre a trajetória da FJP e os inúmeros desafios – já superados e futuros. “Na comemoração de seus 55 anos, a FJP reafirma seu compromisso com a produção de conhecimento de qualidade e com a construção de um futuro mais próspero para Minas Gerais, o Brasil e o mundo”, observa. “O legado da FJP é a prova de que o esforço contínuo para o aprimoramento da administração pública gera inúmeros resultados positivos para a sociedade”, completa.
De Minas para o mundo – Nos últimos seis anos, a Fundação João Pinheiro tem trabalhado para consolidar sua visão institucional: Ser reconhecida nacional e internacionalmente em pesquisa, estatística, ensino e assessoramento às políticas públicas para o desenvolvimento sustentável. Para tanto, diversas ações vêm sendo desenvolvidas pela instituição, além de acordos e parcerias firmados com organizações de vários países, como a London School Of Economics (LSE).
Visando à consolidação de sua presença no cenário internacional, a FJP vem ampliando as redes de colaboração com pesquisadores e centros de pesquisa estrangeiros, criando possibilidades de troca de experiências e de trabalhos colaborativos e desenvolvendo produções conjuntas de eventos e publicações, entre outras. Também estão sendo ampliadas as ações de cooperação tanto no âmbito acadêmico quanto no plano técnico, com iniciativas voltadas para a prática da gestão pública, via cooperação com órgãos e instituições ligadas ao aparato governamental de outros países.
História – No final da década de 1960, Minas Gerais passava por um processo amplo de modernização cujo intuito era incentivar o desenvolvimento econômico do estado. Além da FJP, faziam parte desse processo o Instituto de Desenvolvimento Industrial (Indi), a Companhia de Distritos Industriais (CDI) e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Na época, a redefinição do aparato estatal reorganizou a máquina administrativa e instituiu novos mecanismos para a atração de investimentos. Nesse contexto, o Sistema Estadual de Planejamento foi criado, tendo a Fundação João Pinheiro como um de seus atores centrais. Saiba mais sobre a história da FJP neste link.
Fundação João Pinheiro | Assessoria de Comunicação