Transmissão ao vivo aborda a trajetória da área da cultura na Fundação João Pinheiro

Nesta quarta-feira, 2 de setembro, a Fundação João Pinheiro leva ao ar mais uma transmissão ao vivo comemorativa de seus 50 anos. Desta vez, a trajetória da área da cultura na instituição será abordada pelas convidadas Eleonora Santa Rosa, ex-secretária de Cultura de Minas Gerais, e Marta Araújo, pesquisadora da FJP. A live irá acontecer na plataforma Zoom, a partir das 17h.

Até o final de 2020, a Fundação João Pinheiro irá promover mais cinco lives comemorativas de seu cinquentenário, abordando os temas contas regionais, Pesquisa de Emprego e Desemprego na RMBH (PED-RMBH), saúde, a trajetória do Centro de Desenvolvimento em Administração (CDA/FJP) e a Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho.

Convidadas – Eleonora Santa Rosa é jornalista, editora, gestora e estrategista cultural. Considerada uma das mais importantes especialistas no Brasil na área de gestão, implantação e sustentabilidade de projetos no campo cultural, promoveu recentemente uma reestruturação completa do Museu de Arte do Rio, onde foi diretora executiva no biênio 2017/2019. Na Secretaria de Estado de Cultura, entre 2005 e 2008, implantou um processo de reestruturação e redimensionamento da pasta e foi vice-presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Estado da Cultura. De 1990 a 1994, foi diretora do Departamento de Planejamento e Coordenação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte e, entre 1994 e 1998, dirigiu o Centro de Estudos Históricos e Culturais da Fundação João Pinheiro.

Marta Araújo é pesquisadora da Fundação João Pinheiro e coordena o Programa editorial Coleção Mineiriana, iniciativa governamental no campo da pesquisa científica que viabiliza e incrementa a pesquisa histórica básica, ampliando os conhecimentos sobre Minas Gerais e o Brasil. Pós-doutoranda em Economia no Cedeplar-UFMG, é doutora, mestre e bacharel em história pela Universidade Federal Fluminense e UFMG, respectivamente. Com vasta experiência na área de história, patrimônio cultural e administração pública, é pesquisadora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em História da FFLCH-USP.

Live A trajetória da área da cultura na Fundação João Pinheiro

2 de setembro de 2020, às 17h

Convidadas: Eleonora Santa Rosa e Maria Marta Araújo

Link: https://zoom.us/j/92613950746