Sedese-MG divulga boletim especial em celebração ao mês do trabalhador

Por: Agência Minas

Sedese / Divulgação

Material da Subsecretária de Trabalho e Emprego foi produzido em parceria com a Fundação João Pinheiro

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Trabalho e Emprego (Subte), divulga um boletim especial em celebração ao dia do trabalhador, data incluída no calendário de maio. Essa produção foi produzida em parceria com a Fundação João Pinheiro, por meio da Coordenação de Estudos Populacionais da Diretoria de Estatística e Informações, e lançada como produto inédito do Observatório do Trabalho de Minas Gerais.

O boletim trata da evolução e das características do trabalho por conta própria ou autônomo em Minas Gerais, provenientes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc) entre 2012 e 2022.

A diretora de Monitoramento e Articulação de Oportunidades de Trabalho, Amanda Siqueira Carvalho, analisa os resultados. “O trabalho, por conta própria, apresentou um percurso ascendente nos últimos dez anos, motivado pela necessidade de geração de renda dos trabalhadores em situação de desemprego e por aqueles que buscam maior autonomia, flexibilidade e oportunidade de desenvolvimento profissional, características essas viabilizadas por esse segmento de trabalho”.

Como principais destaques do estudo estão:

– A série histórica de trabalho por conta própria apresentou uma tendência de crescimento nos últimos anos, com pequeno recuo registrado em 2021 e 2022. Nesse último, foi registrado o total de 2,5 milhões de trabalhadores nessa categoria.

– Esse segmento de trabalho é composto majoritariamente por trabalhadores dos estratos socioeconômicos mais baixos. E maior nas ocupações manuais e não manuais de rotina, como os trabalhadores qualificados, operários e artesãos da construção, das artes mecânicas e outros ofícios (25,5%) e trabalhadores dos serviços, vendedores dos comércios e mercados (25,4%).

– A participação dos trabalhadores autônomos segue sendo mais expressiva no grupo dos outros serviços (60,8%), na construção (45,1%), agricultura (38,9%) e nos serviços de transporte e armazenagem (46,3%).

– O trabalho por conta própria é majoritariamente realizado por homens e tem uma prevalência maior de pessoas de cor ou raça branca e com escolaridade mais baixa. Estima-se que, em 2022, havia 793,4 mil mulheres e 1,8 milhão de homens trabalhando por conta própria; contingente, respectivamente, 44% e 36% superior ao encontrado em 2012.

Para ler a versão integral do boletim especial em celebração ao Dia do Trabalhador, clique aqui.

Assessoria de Comunicação | Fundação João Pinheiro
comunicacao@fjp.mg.gov.br
Informações para a imprensa: (31) 98433-2222