Pós-graduação da FJP tem aula inaugural com vice-governador de Minas Gerais

O vice-governador, Paulo Brant, e o presidente da FJP, Helger Marra, na abertura do Cegfosp

Paulo Brant foi o convidado para abrir o curso de especialização em Gestão Financeira e Orçamentária no Setor Público

Na última sexta-feira, 16 de abril, a Fundação João Pinheiro (FJP) recebeu o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, para ministrar a aula inaugural do curso de especialização em Gestão Financeira e Orçamentária no Setor Público (II Cegfosp) – turma 2021-2023.

Realizada pela plataforma Zoom, a aula também contou com as participações do presidente da FJP, Helger Marra, da vice-presidente da instituição, Monica Bernardi, e da diretora-geral da Escola de Governo da FJP, Maria Isabel Araújo Rodrigues, além de professores, coordenadores e alunos do curso.

“É com muita alegria que participo deste evento da Fundação João Pinheiro. Tenho um carinho muito grande pela FJP, não só pela Escola de Governo, por tudo que ela representa, mas pelo papel da instituição no Estado”, afirmou Paulo Brant.

Economista de formação, o vice-governador separou sua explanação em três momentos. “Vou dividir essa aula em três fases. Primeiro, a relação entre o liberalismo e o papel do Estado, muito mal contada nos dias atuais; depois a importância da melhoria da gestão pública e suas peculiaridades em relação à gestão privada; depois o papel da política na gestão pública”, informou aos 48 participantes.

Para o presidente da FJP, Helger Marra, iniciativas como o Cegfosp são fundamentais para a gestão pública atual. “Esse é um tema de extrema relevância. A cada dia, entender essas questões se torna mais imprescindível. Certamente o serviço público hoje precisa de profissionais com conhecimento sobre o tema; tenho certeza de que essa especialização será muito proveitosa para todos”, observou.

II Cegfosp – Em sua segunda edição, essa especialização tem como foco servidores públicos das esferas municipal, estadual e federal, além de profissionais de outras áreas que tenham interesse no tema. O curso visa a possibilitar um olhar crítico sobre a análise das finanças públicas e dos indicadores financeiros e orçamentários, com vistas à tomada de decisão, provendo conhecimento de instrumentos de auditoria e de controle financeiro.