Pesquisa em saúde é tema de transmissão ao vivo da FJP

Nesta quarta-feira, 21 de outubro, a Fundação João Pinheiro vai realizar mais uma live comemorativa de seus 50 anos. Desta vez, a pesquisa em saúde nessas cinco décadas será abordada pelas pesquisadoras aposentadas da instituição Fátima Beatriz Fortes e Edite Mata Machado, e pela convidada Aline Machado Caetano Costa, diretora de Informações Epidemiológicas da Secretaria de Estado de Saúde. O acesso é pela plataforma Zoom a partir das 17h: https://is.gd/50anosSaude

Fátima Beatriz Fortes é graduada em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutora em Ciência Política pela UFMG e tem mestrado em Economia pela UFMG. Foi pesquisadora do Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP) da FJP e professora da Escola de Governo da FJP até 2018. Trabalhou com indicadores de saúde em projetos de avaliação de políticas públicas, especialmente em estudos sobre gasto e equidade em saúde.

Edite Mata Machado é graduada em Ciências Biológicas pela UFMG, especialista em Health Education pela New York University e em saúde pública pela Fundação Osvaldo Cruz. Também é mestre em Educação pela UFMG. Trabalhou na Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais com supervisão e acompanhamento de programas e projetos de saúde pública. Atuou na Escola de Saúde de Minas Gerais da Fundação Ezequiel Dias em pesquisa e cursos de saúde pública. Foi pesquisadora na Fundação João Pinheiro entre 1992 e 2007, onde dedicou-se a projetos de avaliação de políticas públicas e de equidade em saúde, avaliação de políticas de saúde, financiamento e gastos com saúde, reorganização e descentralização do setor.

A convidada Aline Machado Caetano Costa é graduada em Matemática pelo UNI-BH, especialista em Serviços e Sistemas de Saúde pela Escola de Medicina da UFMG, em Economia da Saúde pela Fundação João Pinheiro e em Vigilância em Saúde pelo Instituto Sírio-Libanês. É analista em Educação e Pesquisa em Saúde na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, onde exerce a função de diretora de Informações Epidemiológicas. Realiza atividades de planejamento e gestão das ações de vigilância em saúde, gerenciamento dos sistemas de informações de interesse epidemiológico e de monitoramento das ações de vigilância em saúde no estado.

Lives – As transmissões ao vivo em comemoração ao cinquentenário da FJP se iniciaram em maio de 2020 e recebem os autores dos ensaios que fazem parte do livro Fundação João Pinheiro – 50 Anos de História e Memória: Trajetórias de Trabalho, Projetos e Contribuições para o Desenvolvimento de Minas Gerais, atualmente em fase de finalização. 

Até o final do ano, mais duas lives abordarão as trajetórias do Centro de Desenvolvimento em Administração (CDA/FJP) e da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho.