Mestrado em Administração Pública da FJP está com oferta de disciplinas isoladas

A coordenação do Mestrado em Administração Pública da Fundação João Pinheiro divulga relação de oferta de disciplinas isoladas com início em 03 de fevereiro e término em 17 de abril de 2020. Os interessados em se matricular poderão requisitar a análise de seu pedido na Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) – Alameda das Acácias, 70, Bairro São Luiz, Pampulha, em Belo Horizonte. 

As disciplinas em oferta são: 

Governo Eletrônico 

Ementa: Sociedade da Informação: políticas públicas de governo eletrônico. Governo eletrônico (e-gov) no Brasil e no mundo: conceitos, evolução e principais objetivos do e-gov. Vantagens, desafios, limitações e tendências futuras. Democratização da informação. Inclusão digital. Prestação de serviços, transparência e controle. Cidadania digital. Aplicações do governo eletrônico nos níveis federal, estadual e municipal: serviços, atores, relacionamentos (G2B; G2C; G2G; G2E). Análise e avaliação de sites e serviços. 

Professor: Simone Cristina Dufloth 

Aulas: quartas-feiras, das 9h às 12h 

Métodos Qualitativos 

Ementa: Introdução aos Métodos Qualitativos, principais conceitos metodológicos, estudos e interpretação de casos. Análise de Processos (Process Tracing). Análise Conceitual. Tipologias. Análise histórico-comparativa. Grupos focais. 

Professores: Letícia Godinho de Souza, Eduardo Cerqueira Batitucci e Marcus Vinicius Gonçalves da Cruz 

Aulas: quintas-feiras, das 9h às 12h 

Finanças Públicas 

Ementa: A disciplina trata dos problemas envolvidos na gestão das finanças públicas. Dentre os temas focalizados, destacam-se: Estado e produção de bens públicos, financiamento das atividades governamentais (instrumentos da política fiscal, dívida pública, déficit e financiamento); federalismo fiscal e relações intergovernamentais. 

Professor: Ricardo Carneiro 

Aulas: sextas-feiras, das 9h às 12h 

Documentação para inscrição: 

  • Formulário específico emitido e preenchido na Secretaria de Registro, no ato da inscrição; 
  • Currículo; 
  • Justificativa feita pelo aluno com o nome da disciplina e os motivos pelos quais deseja cursá-la; 
  • Cópia do diploma de graduação
  • Outro documento que julgar relevante: cópia de certificado(s) de conclusão de curso(s), cópia de material publicado etc. 

Os pedidos poderão ser feitos nos dias 23 e 24 de janeiro de 2020, das 9h às 16h, na SRCA. 

A disciplina isolada atualmente é gratuita, e seu aceite está condicionado ao número de alunos regulares matriculados na disciplina e à aprovação pelo professor da disciplina mediante análise da documentação. 

O resultado será encaminhado para o e-mail de cada aluno inscrito pela Coordenação do Mestrado até 31 de janeiro de 2020. 

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail srca@fjp.mg.gov.br