Livro relata 50 anos de história da Fundação João Pinheiro

Instituição criada em 1969 é referência nas áreas de pesquisa e ensino. A obra será lançada em 4 de maio

Com o objetivo de registrar a história da instituição em suas cinco décadas de atuação no estado, a Fundação João Pinheiro lança na próxima quarta-feira, 4 de maio, o e-book Fundação João Pinheiro – 50 anos de História e Memória: trajetórias de trabalho, projetos e contribuições para o desenvolvimento de Minas Gerais. Organizada pela pesquisadora Aparecida Maciel da Silva Shikida, a obra é uma publicação do selo Coleção Mineiriana. O evento de lançamento será transmitido ao vivo, a partir das 10h (is.gd/YouTubeFJP).

A narrativa tem início com uma linha do tempo que destaca os principais projetos da instituição ao longo de seus 50 anos e retorna à década de 1960 para contextualizar o panorama sociopolítico mineiro em uma época em que a ideia de planejamento ainda surgia em Minas Gerais. Seguindo para os anos 1970, os autores relatam os meandros da construção e do desenvolvimento de um centro de pesquisa do estado e para o estado, chegando à década de 1980, quando a consolidação da instituição e a expertise de seu corpo técnico foram essenciais para a superação dos inúmeros desafios enfrentados naquele período.

Os capítulos seguintes abrangem o intervalo 1990-2014 e destacam novos períodos de crise, a legitimação do caráter estratégico da instituição e a história da Associação dos Empregados da FJP. Dessa forma, nos oito capítulos iniciais do livro, todos assinados por pesquisadores da Casa, a memória da instituição é reconstituída de forma minuciosa. “A obra trata da presença e a participação de sujeitos históricos no universo institucional do Governo do Estado de Minas Gerais. Ela registra a memória e a história de indivíduos, projetos e gestos”, explica Aparecida Shikida.

Ensaios – Profissionais que, no passado, atuaram na Fundação João Pinheiro em áreas estratégicas para o estado assinam os 13 ensaios temáticos que compõem a segunda metade da obra. Os temas vão de planejamento e administração a educação e saúde e passam por segurança pública, meio ambiente, cultura, estudos urbanos, desenvolvimento humano, contas regionais e mercado de trabalho. A Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho e a Biblioteca Professora Maria Helena de Andrade completam a lista de temas dos ensaios. Fechando a publicação, o posfácio complementa a cronologia do livro discorrendo sobre os principais acontecimentos do período 2015-2018.

“Alinhavar pensamentos, fatos, dados e histórias não é e não foi uma tarefa fácil, mas não se pode negar o prazer do aprendizado, do ‘recomeço’ e ‘reconhecimento’ dos espaços e dos tempos”, observa Aparecida Shikida. “É preciso e é importante, sempre que possível, fomentar reflexões sobre o papel das instituições responsáveis pela construção do conhecimento e seu lugar estratégico na gestão pública”, conclui.

Fundação João Pinheiro – Instituição de pesquisa e ensino vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), a FJP é fonte de conhecimento e de informações para o desenvolvimento do estado e do país. Referência nacional em seus campos de atuação, a instituição tem como característica a contínua inovação na produção de estatísticas e na criação de indicadores econômicos, financeiros, demográficos e sociais.

Coleção Mineiriana – Programa editorial da Fundação João Pinheiro lançado em 1993, conta atualmente com 44 obras editadas. Voltada para a história e memória documental, a Coleção Mineiriana é de grande relevância para o conhecimento de Minas Gerais nos séculos XVIII, XIX e XX.

Lançamento do e-book Fundação João Pinheiro – 50 anos de História e Memória: trajetórias de trabalho, projetos e contribuições para o desenvolvimento de Minas Gerais

Data: 4 de maio

Transmissão: is.gd/YouTubeFJP