Fundação João Pinheiro realiza mesa redonda sobre sistemas de monitoramento e avaliação

Evento é parte da programação da Semana gLOCAL 2022, que acontece simultaneamente nos cinco continentes

A Fundação João Pinheiro (FJP) realiza nesta sexta-feira, 3 de junho, a mesa redonda Institucionalização de sistemas de M&A, dentro da programação da Semana gLOCAL de Avaliação 2022. Este será quarto evento promovido pela instituição mineira na iniciativa gLOCAL.

Nesta edição, especialistas do Brasil e do Chile irão apresentar experiências de institucionalização de sistemas de monitoramento e avaliação em governos, sendo duas nacionais (Chile e Brasil) e duas estaduais (Espírito Santo e Minas Gerais). Com o objetivo de contribuir para a reflexão sobre o tema, os relatos abordarão a trajetória, as características, os resultados e desafios dessas iniciativas.

Para a diretora de Políticas Públicas da FJP, Carolina Imura, a discussão é uma forma de incorporar a lógica avaliativa de forma perene e sustentável nos governos. “Essa é uma estratégia fundamental para gerar evidências para a gestão pública e dar transparência aos gastos públicos. Nesse sentido, a presença do Chile em nossa mesa redonda é extremamente importante, uma vez que o país tem mantido seu sistema de avaliação desde a década de 1990 e poderá compartilhar os avanços e desafios desse projeto”, destaca.

Durante o evento, também será lançado o Guia Elaboração do Mapa de Processos e Resultados e Mapa de Indicadores, produzido pelo Núcleo Integrado de Monitoramento e Avaliação da FJP (Nima/FJP).

De acordo com Imura, a FJP vem se posicionando de forma bastante estratégica no campo da avaliação no Brasil e, em especial, em Minas Gerais, por seu lugar institucional privilegiado. “O fato de sermos uma instituição de pesquisa e de ensino, permite-nos lançar mão de diferentes estratégias para fomento da agenda de monitoramento e avaliação”, ressalta. “Assim, temos atuado na execução de avaliações, difusão do tema e de sua importância e no desenvolvimento de capacidades graças às parcerias estratégicas que vimos construindo desde 2019”, explica.

As inscrições para a mesa redonda podem ser feitas pelo endereço https://bit.ly/3wPEcfZ. O evento também será transmitido ao vivo pelo canal da FJP no YouTube: https://bit.ly/3PU0B4C.

gLOCAL – A Semana gLOCAL de Avaliação foi lançada em 2019. Desde então, organizações de diversos países já sediaram cerca de 1 mil eventos focados em M&A nos cinco continentes e em vários idiomas. A inspiração vem do reconhecimento de duas forças que influenciam o tema da avaliação atualmente, de que o conhecimento global impacta as práticas de avaliação locais e experiências locais influenciam o pensamento global sobre avaliação. Mais informações sobre a Semana gLOCAL de Avaliação: https://glocalevalweek.org/pt-pt/events.

M&A em Minas Gerais – Em abril de 2022, o Governo de Minas lançou o Plano Anual de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Minas Gerais (Ciclo 2022). O estado foi o segundo do país a formalizar o Sistema Estadual de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (Sapp-MG). O plano visa estabelecer compromissos entre as instâncias que compõem o Sapp-MG e os órgãos estaduais para o desenvolvimento das agendas programadas. Para 2022, está prevista a avaliação de nove programas e projetos estratégicos de diferentes secretarias e órgãos estaduais mineiros.

Confira a programação do evento:

9h30 – Boas-vindas – Helger Marra (Presidente da Fundação João Pinheiro)

9h45 – Lançamento do Guia Mapa de Processos e Resultados – Carla Bronzo (Coordenadora Geral da Escola de Governo – FJP e equipe idealizadora do Sistema de Avaliação de Políticas Públicas SAPP/ MG) e Paulo Jannuzzi (Ence – IBGE).

Mediação: Carolina Imura (Diretora de Políticas Públicas da FJP e equipe idealizadora do Sistema de Avaliação de Políticas Públicas SAPP/ MG)

10h – Mesa 1 – Sistemas nacionais de avaliação: o que podemos aprender?

O sistema de avaliação do Chile: história, avanços e desafios

Rodrigo Díaz Mery (Departamento de Avaliação e Transparência Fiscal da Diretoria de Orçamento do Governo do Chile)

O sistema brasileiro de avaliação

Diana Coutinho (Diretoria de Altos Estudos da Escola Nacional de Administração Pública – Enap)

11h – Intervalo 

11h10 – Mesa 2 – Sistemas de avaliação em governos subnacionais: experiências recentes 

A avaliação no governo capixaba: história, aprendizados e inspirações

Pablo Lira (Diretor de Integração do Instituto Jones Santos Neves)

O Nima e o Sapp: estratégias articuladas para a institucionalização do M&A em Minas Gerais

Marcos Arcanjo de Assis (Coordenador Geral de Políticas Públicas da FJP e equipe idealizadora do Sistema de Avaliação de Políticas Públicas SAPP/ MG)