Mestrado
O Curso de Mestrado em Administração Pública destina-se à formação teórica e técnica de alto nível nos campos da gestão pública, formulação, planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas.
Voltado aos portadores de diploma de nível superior, o curso abrange profissionais que atuam na esfera pública, em centros de pesquisa e ensino e demais interessados nas questões centrais da administração pública contemporânea, buscando capacitá-los para o grande desafio: combinar ações que levam em conta a eficiência, a efetividade, a eficácia e a justiça social.
O Programa de Mestrado em Administração Pública estrutura-se na área de concentração – Estado, Instituições e Gestão de Políticas Públicas – e suas 3 linhas de pesquisa:
Economia, Desenvolvimento e Gestão: versa sobre o papel do Estado na economia; os instrumentos e processos de política econômica; a economia e as finanças do setor público; os instrumentos de gestão nos âmbitos intraorganizacional e da provisão de serviços públicos; e as estratégias de desenvolvimento econômico e social;
Estado, Sociedade e Governança Democrática: que aborda elementos e tensões éticas e normativas da gestão pública e da governança democrática, inovação tecnológica e governo digital; contexto, constrangimentos, oportunidades e determinantes políticos e institucionais que moldam o quadro de referência em que se inscrevem o processo decisório da administração pública relativo à formação da agenda pública e seus desdobramentos em políticas públicas; o Estado e as dinâmicas de suas interações, cooperativas ou conflituais, com a sociedade, especialmente naquilo que se relaciona com a estruturação social brasileira e as desigualdades que marcam sua constituição e trajetória, como as questões de gênero e raça, além de temas de fronteira ou (re)emergentes e recortes ainda poucos explorados, como as mudanças climáticas e avanços informacionais.
Políticas Públicas: trata de pesquisas teóricas e avaliativas do processo de formação e dos componentes do ciclo das políticas públicas: constituição de agendas e mudanças institucionais, formulação e diagnóstico, condicionantes da implementação, gestão social, avaliação de resultados, e outras temáticas correlatas. A linha incorpora ainda o debate sobre distintas tradições teóricas sobre políticas públicas, às quais vêm se somando as contribuições recentes das abordagens interseccionais e o interesse pelos processos participativos. A ênfase da produção empírica da linha recai especialmente sobre as análises de políticas setoriais, como assistência social, educação, segurança pública, cultura, entre outras.
O curso integra o Sistema Nacional de Pós-Graduação, sendo recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes).
Público alvo
Pessoas com diploma de ensino superior
Investimento
Curso gratuito
Duração
Duração máxima de 24 meses
Oferta de vagas
20 vagas
Dias e horários
As aulas poderão ocorrer pela manhã e/ou à tarde, em quaisquer dias da semana
Local
Campus Pampulha: Alameda das Acácias, nº 70, São Luiz - Belo Horizonte / MG
Coordenação
Letícia Godinho de Souza | mestrado@fjp.mg.gov.br
Seleção
Edital e publicações
O Curso de Mestrado em Administração Pública está estruturado em dois núcleos de disciplinas presenciais, as obrigatórias (mínimo de 13 créditos – 195 horas/aula) e as optativas (mínimo de 12 créditos – 180 horas/aula).
O aluno poderá substituir 2 (dois) créditos equivalentes a 1 (uma) disciplina optativa por artigo aceito para publicação em revista indexada ao Qualis Administração, com conceito A4 ou superior, elaborado individualmente ou em co-autoria com professor do Programa, após a admissão no curso.
O programa oferecerá 20 (vinte) vagas, dentre as quais, até 15 (quinze) serão destinadas à ampla concorrência e até 5 (cinco) vagas destinadas às ações afirmativas, da seguinte maneira: 4 (quatro) vagas para pessoas negras (pretas e pardas) ou indígenas; 1 (uma) vaga para pessoa com deficiência.
Para candidatos brasileiros ou naturalizados, o processo seletivo é anual e desdobrado em 2 (duas) etapas, sendo os detalhes divulgados na forma de Edital:
Primeira etapa:
Prova Dissertativa, consistindo no desenvolvimento de duas questões concernentes ao campo da administração pública, visando avaliar capacidades de compreensão, interpretação e redação. A bibliografia indicada é divulgada no Edital de seleção.
Segunda etapa:
Análise de currículo (modelo Lattes/CNPq) e pré-projeto de pesquisa, incluindo arguição oral sobre eles.
O curso possui cota de bolsas de estudos concedidas pela Capes, pelo CNPq e pela Fapemig, cuja distribuição é renovada anualmente, entre os aprovados no processo seletivo e que atendam ao perfil exigido pela bolsa. O aluno bolsista passa a receber valor mensal até o 24º mês de início do curso.
- Regulamento de Concessão de Bolsas do Programa de Mestrado Em Administração Pública
- Regulamento do Curso de Mestrado em Administração Pública – atualizado em 24 de abril de 2023 (PDF, 876 KB)
- Regulamento para indicação e acompanhamento de docentes do programa de mestrado em Administração Pública (PDF, 146 KB)
O corpo docente do Mestrado em Administração Pública é composto por professores doutores integrantes do quadro técnico da Fundação João Pinheiro e professores colaboradores, convidados e visitantes.
Membros natos:
Coordenador: Letícia Godinho de Souza – Titulação: Doutora em Ciência Política
Subcoordenador: Bruno Lazzarotti Diniz Costa – Titulação: Doutor em Sociologia e Política
Gerente de Ensino e Pesquisa: Lucília Nunes de Assis – Titulação: Doutora em Medicina Coletiva
Membros eleitos pelos pares:
Representantes do corpo docente:
(Titular) – Luiz Felipe Zilli do Nascimento – Titulação: Doutor em Sociologia
(Suplente) – Eduardo Cerqueira Batitucci – Titulação: Doutor em Sociologia
(Titular) – Juliana Lucena Ruas Riani – Titulação: Doutora em Demografia
Representantes discentes:
(Titular) – Dany Andrey Secco
(Suplente) – Leandro Schneider Alves Parreira
O curso integra o Sistema Nacional de Pós-Graduação, sendo recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes), consoante Parecer nº 102/2011, da Câmara de Educação Superior, do Conselho Nacional de Educação, proferido nos autos do Processo nº 23001.000006/2011-33, homologado por ato do Ministro da Educação, mediante Portaria nº 1077, de 31/08/2012, publicado no Diário Oficial da União, em 13 de setembro de 2012.