Fundação João Pinheiro comemora 51 anos

Instituição é responsável pelo cálculo do PIB de Minas, pela produção de indicadores, de dados estatísticos e pela formação de profissionais especialistas em administração pública

Referência nacional em pesquisas, indicadores socioeconômicos, produção de informações territoriais, dados estatísticos, análises de políticas públicas e no ensino em administração pública, a Fundação João Pinheiro (FJP), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), completa seus 51 anos neste sábado (12/12).

Responsável por estudos como o Déficit Habitacional do Brasil, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), o Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS) e o cálculo do PIB mineiro, a FJP trabalha de forma estratégica para o processo decisório das três esferas do poder executivo em áreas como economia, finanças públicas, demografia, saúde, educação, segurança pública, trabalho e renda, cultura, turismo, esportes e meio ambiente.

O órgão atua, estrategicamente, também, no aprimoramento das políticas culturais, elaborando diagnósticos e instrumentos de planejamento, com destaque para a avaliação do ICMS-Patrimônio Cultural, das Leis de Incentivo e monitoramento dos programas estratégicos. A contribuição da fundação é ímpar na área dos estudos culturais, da memória histórica, documental, do patrimônio material e imaterial do estado, desde os primeiros planos de preservação das cidades históricas e estruturação dos circuitos turísticos de Minas até os dias atuais.

Por meio de sua Escola de Governo Prof. Paulo Neves de Carvalho, a FJP forma gestores que prestam serviços de qualidade incomparável na administração pública estadual, assim como outros servidores públicos e profissionais, por intermédio de cursos de capacitação, especialização e mestrado.

O governador Romeu Zema parabenizou a Fundação, reiterando seu papel fundamental para o Estado de Minas Gerais. “Parabenizo a Fundação João Pinheiro por seus 51 anos e, no que depender de mim, essa instituição terá um futuro ainda mais promissor, levando sua expertise para cada vez mais áreas do Estado e alcançando ainda mais municípios”.

Em meio às comemorações dos 51 anos da FJP e 300 anos de Minas Gerais, o presidente da Fundação, Helger Marra, destaca a relevância da instituição para o estado. “A Fundação João Pinheiro reforça seu papel em prol do aprimoramento das políticas públicas e da garantia dos direitos fundamentais dos cidadãos mineiros gerando conhecimento”, reitera. “Somos um dos mais importantes instrumentos à disposição de Minas Gerais para alavancar o desenvolvimento do estado e para o estabelecimento de objetivos de inovação e padrões de alta qualidade para a gestão das políticas estaduais. Minas são muitas e todas elas se encontram nos estudos e cursos da FJP”, conclui.