Fundação João Pinheiro recebe inscrições para cursos de especialização

Termina nesta sexta-feira, 6 de março, o prazo para inscrições nos cursos de especialização oferecidos pela Fundação João PinheiroAdministração Pública, Planejamento e Gestão Governamental e Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas. As inscrições para o processo seletivo custam R$ 60 (sessenta reais) e podem ser feitas no endereço academico2.p.mg.gov.br/processoseletivo.

Realizado por meio da análise de currículo, o processo seletivo considera a formação do candidato (nota média obtida no curso de graduação e em cursos de pós-graduação), a experiência técnica profissional e a experiência acadêmica e de pesquisa (durante ou após a graduação).

Especialização em Administração Pública, Planejamento e Gestão Governamental – Turma 2020-2021 – Com duração de 18 meses e total de 360 horas, o curso é voltado para servidores públicos e demais profissionais interessados na área e tem o objetivo de ampliar a capacidade de repensar e de avaliar o papel do Estado e da administração pública. Para tanto, a grade curricular dessa especialização combina disciplinas teóricas com módulos destinados ao exame especializado e prático de questões centrais do planejamento governamental, das finanças públicas, da gestão de pessoas e de patrimônio, da administração de contratos e convênios, da produção e do gerenciamento de informações, entre outros.

As aulas terão início no dia 23 de abril e serão ministradas no campus Brasil da FJP (Avenida Brasil, 674, Santa Efigênia), das 19h às 22h, três vezes por semana, entre segundas e quintas-feiras. O investimento para o curso de especialização em Administração Pública, Planejamento e Gestão Governamental é de 15 (quinze) parcelas de R$ 768,50 (setecentos e sessenta e oito reais e cinquenta centavos).

Especialização em Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas – Turma 2020-2022 – Oferecido pela primeira vez pela FJP, o curso tem duração de 24 meses e carga horária de 360 horas. Fundamentado na necessidade de ampliar as perspectivas de uma gestão orientada por resultados e de produção de políticas públicas baseadas em evidências, o eixo do curso é a conexão intrínseca entre uma cultura de avaliação no setor público e uma gestão pública centrada na produção de resultados. Com forte conteúdo prático, ênfase na resolução de problemas e aulas expositivas de caráter mais teórico e conceitual, o curso organiza as disciplinas de acordo com a lógica do ciclo das políticas públicas.

As aulas terão início no dia 8 de maio e serão ministradas no campus Brasil da fundação (Avenida Brasil, 674, Santa Efigênia) quinzenalmente às sextas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 9h às 12h e das 13h às 16h. O investimento para o curso de especialização Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas é de 18 (dezoito) parcelas de R$ 661 (seiscentos e sessenta e um reais).

Matrículas – O resultado preliminar dos dois processos seletivos será divulgado a partir de 13 de março e o resultado final a partir do dia 18 de março no site da Fundação João Pinheiro. A matrícula dos candidatos aprovados deverá ser feita na Secretaria de Registro e Controle Acadêmico do campus Pampulha da FJP (Alameda das Acácias, 70, São Luiz/Pampulha) entre os dias 24 de março e 8 de abril de 2020, das 9h às 16h.