FJP promove webinar dentro da programação da gLOCAL Evaluation Week

Por que a gestão pública precisa de monitoramento? A pergunta dá nome ao webinar organizado pela Fundação João Pinheiro para a programação da gLOCAL Evaluation Week 2021 (Semana de Avaliação gLOCAL), que este ano acontece entre os dias 31 de maio e 4 de junho em diversos países. Agendado para 1º de junho, às 14h, o evento da FJP tem o objetivo de sanar dúvidas sobre os alcances e limites do monitoramento de políticas públicas, além de compartilhar experiências práticas de sistemas e ferramentas de monitoramento de governos subnacionais brasileiros e da América Latina. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no endereço is.gd/glocal2021FJP. O webinar será transmitido pelo canal da FJP no YouTube (is.gd/YouTubeFJP).

Lançada em 2019, a gLOCAL Evaluation Week acontece anualmente e é uma semana dedicada a eventos de compartilhamento de conhecimento e experiências relacionadas a tópicos de monitoramento e avaliação (M&A) de políticas públicas em todo o mundo. Desde o lançamento da iniciativa já foram realizados eventos em cinco continentes, em vários idiomas, organizados por instituições públicas e privadas de 40 países. Em 2021, a semana tem como tema central Construindo um Futuro Melhor, o que, para além das abordagens sobre M&A, permitirá destacar nos debates o papel que o monitoramento e a avaliação podem desempenhar na recuperação pós-pandemia.

O debate organizado pela FJP irá reunir nomes de peso na área de M&A dos cenários nacional e latino-americano. Participam como convidados Paulo Jannuzzi (Ence/IBGE), Eddy García Serrano (Unidade de Avaliação do Ministério de Planejamento Nacional e Política Econômica da Costa Rica), Flávia Lacerda Teixeira (Sedese MG), Wesley Matheus (Observatório de Desenvolvimento Social do Estado de Minas Gerais), Darlan Venâncio Thomaz Pereira (Subsecretário de Gestão Regional da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais) e Rossieli Soares da Silva (Secretário de Educação do Estado de São Paulo). O webinar terá, ainda, a participação das professoras e pesquisadoras da FJP Carla Bronzo e Juliana Riani como debatedoras e do coordenador-geral de Políticas Públicas da FJP e co-coordenador do Núcleo Integrado de Monitoramento e Avaliação (Nima/FJP), Marcos Arcanjo de Assis, como moderador.

Programação:

14h – Boas-vindas: Helger Marra – Presidente da FJP e Carolina Imura – Diretora de Políticas Públicas da FJP e co-coordendora do Nima/FJP

14h15 – Lançamento do Guia Marco Lógico: Carolina Imura – Diretora de Políticas Públicas da FJP e co-coordendora do Nima/FJP e Gabriela Lacerda – Clear/FGV

14h25 – Mesa 1 – As especificidades do monitoramento e uma experiência internacional

• Monitoramento analítico, monitoramento gerencial e avaliação de processos. Uma discussão meramente semântica ou há diferenças de fundo?Paulo Jannuzzi – Ence/IBGE
  • Sistemas de Monitoramento de países da América Latina: a experiência da Costa RicaEddie García – Unidade de Avaliação do Governo de Costa Rica

Debatedora: Carla Bronzo – Diretora Adjunta da Escola de Governo/FJP e co-coordenadora do Nima/FJP

15h15 – Intervalo

15h25 – Mesa 2 – Experiências de monitoramento em governos subnacionais

• O monitoramento como aliado da gestão: a experiência da SES/MG com o Cenário Regional COVID-19 – Darlan Pereira – Subsecretário de Gestão Regional em Saúde – SES – MG
  • O Uso do Índice de Vulnerabilidade Social no monitoramento de atingidos por barragens – SEDESE – Flávia Teixeira e Wesley Matheus – Observatório de Desenvolvimento Social – Sedese – MG
  • Quando o monitoramento contribui para o processo decisório: o caso do monitoramento de casos de Covid-19 na rede estadual de educação do governo de São Paulo – Rossieli Soares da Silva – Secretário de Educação do Estado de São Paulo

Debatedora: Juliana Riani – Coordenadora de Assessoria Governamental em M&A e membro do Nima/FJP

Webinar Por que a gestão pública precisa de monitoramento?

1º de junho/2021, 14h

Inscrições gratuitas: is.gd/glocal2021FJP