FJP discute envelhecimento populacional

Especialistas analisam os atuais e futuros desafios do tema

Projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimam que, em dez anos, 38,5 milhões de brasileiros terão mais de 60 anos. O aumento do percentual de idosos implicará em novas prioridades na gestão pública de todo o país. Para debater os desafios relacionados ao planejamento de políticas voltadas para a população idosa, a Fundação João Pinheiro (FJP) realiza, no dia 26 de novembro, o webinar Longevidade e Políticas Públicas: desafios para a agenda de governos.

A iniciativa, com o apoio da Universidade Federal de Viçosa (UFV), tem o objetivo de analisar os desafios atuais e futuros relacionados ao planejamento de políticas públicas que estabeleçam e sustentem condições adequadas para o envelhecimento. Esse é um dos desafios para governos e sociedade, já que as demandas sociais e econômicas em todo o mundo aumentarão e a maioria dos países têm políticas deficitárias neste sentido.

Brasil – As estimativas do IBGE apontam que, em 2030, o número de brasileiros com 60 anos, ou mais, irá ultrapassar o de crianças de até 14 anos. Em 2031 o número de idosos deve superar, pela primeira vez, o número de crianças e de adolescentes. Até 2042 a população idosa deve dobrar no país.

Nesse cenário, as respostas políticas do Estado e da sociedade para fortalecer a garantia dos direitos desse grupo têm sido limitadas e incompatíveis com os desafios e oportunidades do envelhecimento populacional. Aliado a isso, a conjuntura de recessão pela qual passa o Brasil torna esse contexto ainda mais preocupante.

Convidados – O webinar terá duas sessões. Pela manhã, os palestrantes serão os especialistas Alexandre Kalache (ILC Brasil), Mirela Camargos (UFMG) e Ana Amélia Camarano (Ipea). À tarde, o seminário irá receber os palestrantes Ramon Canal (Prefeitura de Barcelona), Silvia Costa (Fiocruz), Simone Martins (UFV) e Berenice Werle (Instituto Moriguchi).

Webinar Longevidade e Políticas Públicas: desafios para a agenda de governos

Data: 26 de novembro

Horário: 9h30

Local:  Evento será transmitido ao vivo pelo perfil da FJP no YouTube: is.gd/YouTubeFJP

Programação completa e inscrições: https://forms.gle/f8qcprYDLKeSTK8c7