FJP apresenta Diagnóstico da Infância e Adolescência de Lagoa da Prata

A Fundação João Pinheiro e a prefeitura de Lagoa da Prata realizaram na quarta-feira, 16 de dezembro, dois seminários virtuais para apresentação dos resultados do Diagnóstico da Infância e Adolescência de Lagoa da Prata aos servidores das secretarias, membros de conselhos e profissionais da área de segurança e do poder judiciário do município.

Pela manhã, o seminário Direitos das crianças e adolescentes no âmbito da política de assistência social em Lagoa da Prata reuniu representantes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Serviço Convivência e Fortalecimento de Vínculos e da Secretaria Municipal de Assistência Social, entre outros. Dividido em salas temáticas, esse primeiro seminário discutiu a garantia dos direitos das crianças e adolescentes por meio da interação SCFV e Cras/Creas e o uso do território como espaço de desafios e de potencialização dos direitos das crianças e adolescentes e suas famílias.

O segundo seminário, realizado no período da tarde, apresentou o tema a Garantia dos direitos das crianças e adolescentes em Lagoa da Prata: desafios e possibilidades. Desta etapa participaram profissionais das secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Saúde e Esportes; dos conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Tutelar, de Assistência Social e de Educação; da Guarda Municipal; das polícias civil e militar; e do sistema judiciário. As salas temáticas foram subdivididas em a intersetorialidade como um caminho necessário para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes; a participação como condicionante para a concretização da política de garantias de direitos das crianças e adolescentes; a dimensão cultural da violação de direitos das crianças e adolescentes em Lagoa da Prata; e a Exploração pelo Trabalho infanto-juvenil em LP: como enfrentar.

Diagnóstico – As informações demográficas, de saúde, educacionais, de mercado de trabalho, de renda e pobreza e de segurança pública coletadas em Lagoa da Prata e analisadas pela equipe da FJP ao longo de dez meses deram origem ao Diagnóstico da Infância e Adolescência de Lagoa da Prata. Dividido em cinco volumes, o conjunto de documentos tem o objetivo de orientar os gestores públicos do município para o direcionamento assertivo de recursos humanos e financeiros para a criação de políticas públicas voltadas para a garantia de direitos de crianças e adolescentes em uma perspectiva multidisciplinar.