FJP apoia 6º Prêmio de Gestão para Resultados do BID

A Fundação João Pinheiro – FJP, instituição do Governo do Estado de Minas Gerais, em parceria com a Comunidade de Profissionais e Especialistas da América Latina e Caribe em Gestão para Resultados de Desenvolvimento (CoPLAC-GpRD), está apoiando o 6º Prêmio de Gestão para Resultados e Desenvolvimento, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID com o objetivo de reconhecer as boas práticas da gestão pública em países da América Latina e Caribe. As inscrições para o prêmio já estão abertas e podem ser feitas até 26 de junho.

O prêmio é voltado para gestores públicos que lidam com temas como orçamento e investimentos públicos, planejamento estratégico, gestão de projetos e programas, monitoramento e avaliação de políticas públicas, observatório de políticas públicas, entre outros, e que tenham implementado alguma iniciativa que desenvolva efetivamente boas práticas de gestão. Servidores de todo o estado de Minas Gerais podem inscrever iniciativas individualmente ou por equipes que representem seus órgãos e entidades.

Desde 2015 mais de 370 casos provenientes de 19 países da América Latina e do Caribe foram apresentados na premiação, mostrando avanços e desafios na implementação de GpRD.

A premiação de 2020 irá acontecer durante o XIII Seminário Internacional da Rede de Governos Subnacionais de Gestão para Resultados, marcado para novembro, em Viña Del Mar, no Chile. A organização geralmente financia um representante de cada projeto finalista para a recepção do prêmio.

COPLAC-GpRD e Seminário – O Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID organiza anualmente o Seminário Internacional da Rede de Gestão de Resultados em Governos Subnacionais da América Latina e Caribe, para o qual são convidados gestores públicos e representantes de governos de estados e municípios de toda a América Latina e do Caribe. Em 2019, o Governo de Minas, por meio da Fundação João Pinheiro, foi o anfitrião do XII Seminário Internacional, que ocorreu em dezembro, em Belo Horizonte.

A atuação e a movimentação da Rede se dá por meio da Comunidade de Profissionais e Especialistas da América Latina e Caribe em Gestão para Resultados de Desenvolvimento (CoPLAC-GpRD). As oportunidades e conexões  da Coplac-GpRD são via plataforma online e email, além dos encontros anuais do seminário internacional, onde representantes da rede promovem a troca de experiências por meio da exposição de estudos e das melhores práticas de gestão para resultados implementadas nos diversos governos subnacionais dos países presentes, captadas principalmente por meio do Prêmio de Gestão para Resultados e Desenvolvimento.

O foco, tanto da rede quanto do seminário, é despertar e fomentar práticas de gestão voltadas para melhores resultados e para o desenvolvimento dos governos subnacionais. Durante o seminário, as atividades de integração e a cerimônia de entrega de premiação em boas práticas de GpRD possibilitam a formalização de potenciais negócios e de parcerias Sur-Sur (entre estados) para replicação de aprimoramento de iniciativas bem sucedidas.

Para fazer parte da rede da Coplac-GpRD e receber mais informações e oportunidades cadastre-se em: http://www.coplac-gprd.org/index.php?lang=en