Escola de Governo da FJP realiza projetos de extensão universitária adequados ao contexto da pandemia
Para garantir a continuidade dos projetos de extensão universitária do curso de graduação em administração pública (Csap), nos últimos meses a Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (FJP) desenvolveu projetos que permitiram a realização das atividades de forma online.
A proposta visa proporcionar, durante a pandemia, a participação dos estudantes em projetos de cunho social, tendo como foco o fortalecimento das ações desenvolvidas por Organizações não Governamentais (ONG) e, ao mesmo tempo, a troca de experiências e aprendizados entre os estudantes e os profissionais dessas organizações.
Uma das iniciativas ocorreu com a colaboração do Volunt, negócio social fundado pelo aluno do Csap Bruno Volpini e pela ex-aluna Natália Tsuyama. O Volunt trabalha com a identificação de voluntários para dar suporte a organizações sociais em áreas como gestão, marketing, contabilidade, jurídica e tecnológica, entre outras, promovendo a alocação de voluntários de acordo com suas áreas de atuação e com as necessidades das instituições.
Por meio do projeto de extensão realizado em colaboração com o Volunt, os estudantes da FJP prestaram suporte a três instituições: Instituto Herdar, Portal Revi e Doe Sentimentos Positivos. As atividades online englobaram o suporte para a elaboração de projetos voltados para a participação em editais; estudo de possibilidades para captação de investimentos e parcerias; criação de material para captação de recursos; desenvolvimento de processos e ferramentas para monitorar os indicadores e mensurar impactos; criação de produto/serviço que gere sustentabilidade para a instituição; suporte à estruturação e planejamento da organização; criação de pesquisa no Google Docs para voluntários; e contribuição para a estruturação jurídica e contábil e para o desenvolvimento de plano de marketing e redes sociais.
Outra frente de trabalho aconteceu com a Fundação Sara, que presta assistência a crianças e adolescentes com câncer, e que viu as doações que a mantêm funcionando diminuírem significativamente com a chegada da pandemia. O projeto de extensão construído em parceria com a instituição teve o objetivo de encontrar soluções para minimizar esses impactos financeiros. Para tanto, os estudantes desenvolveram ferramentas de gestão para controle do fluxo de doadores, cartilhas e banners, além de realizar avaliações de viabilidade do uso de plataformas de financiamento coletivo, propor estratégias de fidelização e realizar estudos para a proposição de convênios com a administração pública.
Bate-papo – Por meio da realização de encontros virtuais, outro projeto de extensão reuniu periodicamente estudantes da FJP e jovens da região do bairro 1o de Maio, de Belo Horizonte. Nesses encontros foram debatidos temas como racismo e interseccionalidade, saúde mental, a utilização de ferramentas para a estruturação de projetos e o uso das redes sociais como forma de engajamento.
O trabalho foi intermediado pelo projeto Máscaras Solidárias, criado pela Rede Mãos Amigas no início da pandemia no Brasil. Com o objetivo de confeccionar máscaras de proteção reutilizáveis para distribuição gratuita em áreas de concentração de pobreza, esse projeto também visa a geração de renda para a população menos favorecida, uma vez que todos os insumos são comprados de pequenos comerciantes de tecidos locais e a mão de obra é composta por costureiras das próprias comunidades
Continuidade – Projetos de extensão pré-existentes também foram adaptados para operar a distância enquanto durar a pandemia. A João Pinheiro Jr., empresa júnior formada por estudantes do Csap, tem realizado consultorias online em licitação e contratação com o setor público, por exemplo. O cursinho Educar, que prepara estudantes de baixa renda para o Enem, já realizou dois simulados a distância nesse período de isolamento social. Outros projetos de extensão, como o Observatório das Desigualdades, o Observatório de Políticas Públicas e o Sociedade de Debates continuam produzindo conteúdo e participando de atividades de forma remota.