Escola de Governo da FJP debate temas da administração pública em ciclo de eventos

Abertura da Jornada da Administração Pública terá lançamento do livro Políticas Públicas e Desenvolvimento em Minas Gerais

Para estimular o diálogo, o desenvolvimento de pesquisas e conexões produtivas, os cursos de graduação e mestrado em Administração Pública da Fundação João Pinheiro (FJP) uniram forças em 2020 para realizar ciclos semestrais de eventos dedicados a debates sobre as diversas temáticas que compõem o campo de públicas. Denominada Jornada da Administração Pública, a iniciativa teve a programação do segundo semestre divulgada essa semana pela instituição.

No próximo dia 8 de setembro, às 14h, o primeiro dos seis debates previstos para esse semestre será dedicado ao tema que dá nome ao livro que será lançado na ocasião, Políticas Públicas e Desenvolvimento em Minas Gerais. Além do organizador da obra, o professor e pesquisador da FJP Alexandre Queiroz, participam do debate Aristides Monteiro Neto, do Ipea, e Ricardo Machado Ruiz, da UFMG.

Livro – Com 16 capítulos, o livro conta com a participação de 48 pesquisadores, da FJP e de diversas outras instituições públicas. Em seus capítulos, os autores abordam diferentes dimensões econômicas, políticas e sociais do estado de Minas Gerais, tratando ainda de perspectivas e de soluções possíveis para os desafios da atualidade.

Nesse cenário, o papel do Estado como agente central do planejamento, sua situação fiscal e sua posição no contexto federativo são analisados na obra, que também trata da estrutura produtiva de Minas Gerais e da urgência de sua diversificação, do potencial econômico e da riqueza do acervo histórico e cultural do Estado.

Segundo o professor Alexandre Queiroz, o livro faz uma contribuição para diversas áreas, mostrando, de forma clara e acessível, algumas medidas e passos que podem ajudar a desenvolver o estado. Ele explica que o livro apresenta diagnósticos e aponta direções para fazer os gestores pensarem e, a partir da realidade e de particularidades, encontrarem as melhores alternativas para avançarem nas políticas públicas. “Na primeira parte, o livro faz um bom diagnóstico da questão fiscal, apontando que medidas substanciais são essenciais e urgentes para dar ao estado recursos e capacidade para ter uma agenda de promoção do desenvolvimento. Também faz uma discussão sobre os instrumentos que o governo estadual tem para promover o desenvolvimento e mostra que há toda uma agenda para fortalecer a inovação, dando sequência a políticas que avançaram nos últimos dez anos”, afirma.

Na segunda parte da obra, os autores fazem uma descrição do desempenho da economia mineira na década de 2010. “Esse diagnóstico é um primeiro passo para conhecer e poder intervir. Então, são feitas análises cuidadosas de três setores: turismo, economia criativa e mineração, apontando direções para fortalecer essas atividades de forma sustentável a fim de criar oportunidades para empreendedores e para a economia em geral”, observa Queiroz. Nessa parte, também é apresentado um diagnóstico das regiões do estado, mostrando as desigualdades e as características econômicas básicas de cada uma.

Dialogando com as políticas sociais, a terceira parte do livro mostra o risco de despovoamento das regiões mais pobres de Minas Gerais, que carecem de políticas de desenvolvimento, incluindo a viabilização de atividades produtivas. “Na parte final, o livro mostra a situação da educação, do trabalho e da renda, destacando a enorme desigualdade e desafios prementes, sinalizando para a urgência de se fortalecer políticas na área de educação e emprego e apontando algumas direções. No caso da pobreza, indica também várias ações que precisam ser coordenadas para a redução da pobreza rural”, relata o professor.

“De maneira adequada, a orientação do estudo pensa o desenvolvimento não como mero cres­cimento econômico, mas sim combinando a melhoria das condições materiais com justiça social”, afirma o professor emérito da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, Clélio Campolina Diniz, no prefácio do livro. “Estou seguro de que a presente obra trará uma grande contribuição ao debate e ao planejamento público de Minas Gerais. Indica os caminhos para o diálogo e para a cooperação com o Governo Federal, com o setor empresarial, com organizações acadêmicas e de pesquisa e com diferentes organizações e segmentos da sociedade civil”, completa.

Programação – Os debates da jornada da Administração Pública acontecem quinzenalmente, às quartas-feiras, às 14h. No evento do dia 22 de setembro, os professores Marcos Assis (FJP) e Roberto Rocha C. Pires (Ipea) irão discutir o tema Entre guichês presenciais e virtuais: encontros, políticas públicas, cidadãos e burocratas ao nível da rua. Na edição de 6 de outubro, o tema Dos problemas às soluções contribuições das ciências sociais e da gestão pública na superação das desigualdades na América Latina será debatido pelos professores Carla Bronzo (FJP) e Luciano Andrenacci (Universidad de San Martín).

Em 20 de outubro será a vez de debater o tema Mobilidade e infraestrutura urbana: a cidade e a cidadania, com José Moreira de Souza (FJP) e Diogo Prosdocimi (BHTrans). No encontro de 3 de novembro, a secretária de Estado de planejamento e Gestão Luísa Barreto e Marcela Trópia (CMBH) irão debater Interseções entre política e gestão pública : agendas, atores e perspectivas.

Fechando a programação do semestre, excepcionalmente em uma quinta-feira, 18 de novembro, as pesquisadoras Raquel Viana (FJP) e Laura Wong (UFMG) irão tratar do tema Envelhecimento populacional: velhos e novos desafios.