CGE e FJP promovem bate-papo sobre riscos à integridade

O Diálogos para a Integridade é um projeto da Subcontroladoria de Transparência e Integridade da CGE-MG, em parceria com a Fundação João Pinheiro, que objetiva difundir conhecimento sobre temáticas relacionadas ao Plano Mineiro de Promoção da Integridade

 A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais, por meio da Subcontroladoria de Transparência e Integridade realizou, na última quinta-feira (29/07), a segunda edição do “Diálogos para a Integridade”. O projeto, que acontece em parceria com a Fundação João Pinheiro, visa promover debates sobre os temas integridade e compliance.

No evento, foram abordados os principais riscos à integridade no setor público, bem como métodos para a realização do diagnóstico e mapeamento dos riscos. O Diálogos para a Integridade está disponível no canal do Youtube da CGE.

Durante a abertura da roda de conversa, o Controlador-Geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, ressaltou a importância da gestão de riscos para o sucesso de qualquer Plano ou Programa de Integridade institucional.

A Vice-Presidente da Fundação João Pinheiro, Mônica Moreira Esteves Bernardi, incentivou a elaboração de Planos de Integridade como instrumentos eficazes para auxiliar na construção de uma cultura anticorrupção, na prevenção de ilícitos administrativos e fraudes e no zelo pela conduta ética dos servidores. “Em Minas temos somado esforços para que a integridade seja realmente uma política institucional”, afirmou.

A palestrante Hevellyn Albres, Especialista em Integridade e Gestão de Riscos, fez uma exposição sobre riscos à integridade e apresentou conceitos fundamentais e métodos para mapeamento e gestão. Hevellyn trouxe dicas práticas de como implementar uma política de gerenciamento de riscos para a integridade. “É necessário investir em capacitações e benchmarking para aprender boas práticas”, afirmou.

Representando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, os convidados Cláudio Torquato da Silva e Ana Carolina Mazzer conversaram acerca da experiência do MAPA, instituição referência em implementação de Programa de Integridade. Torquato apresentou o “Guia de Apoio ao Mapeamento de Riscos para a Integridade”, documento que serve como apoio para mapear e tratar os riscos de integridade em todos os processos e atividades da instituição. “É preciso falar sobre riscos à integridade para que a cultura íntegra seja construída e modificada conforme as necessidades das organizações”, incentivou Ana Carolina Mazzer.

O bate-papo está disponível para assistir quando quiser, confira aqui.

Lançamento 3º módulo SisPMPI

No encerramento do Diálogos para a Integridade, o Superintendente Central de Integridade e Controle Social, Thomaz Anderson Barbosa da Silva, anunciou o novo módulo do SisPMPI, sistema eletrônico desenvolvido pela CGE. O sistema permite com que todo o Governo de Minas consiga realizar a formulação, execução, monitoramento e avaliação dos planos de integridade dos órgãos e entidades.

“Para além de ser uma ferramenta tecnológica de gestão dos planos de integridade, o SisPMPI tem sido um instrumento importante para o fomento da integridade e para a institucionalização do PMPI”, explica a Diretora de Promoção da Integridade da CGE, Tatiane Silva.

“Além de oferecer funcionalidades para cada órgão ou entidade acompanharem a execução das suas ações de integridade, o módulo auxilia na construção de uma cultura e de um sistema de integridade no Estado ao delimitar melhor o papel exercido pelas instâncias de monitoramento dos Planos de Integridade”, finaliza.

Para saber mais, acesse: pmpi.mg.gov.br

Fonte: Asscom CGE