Sobre o LRE

O Programa de Liderança para a Retomada Econômica apoia prefeitos, secretários de desenvolvimento econômico e outras lideranças econômicas locais a desenvolver as competências necessárias à identificação, criação e entrega de soluções para recuperação econômica pós-Covid-19. Além disso, apoia as equipes municipais no planejamento, criando ações concretas para superação deste difícil momento da economia nacional. 
 
100% online, com conteúdo prático, casos com protagonistas e professores experientes, o Programa busca desenvolver lideranças econômicas que tenham capacidade de atrair investimentos, desenvolver negócios e impulsionar a geração de empregos através de políticas econômicas de sucesso.
 

O Programa de Liderança para a Retomada Econômica é uma iniciativa da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro (FJP) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), com apoio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi) e Associação Mineira de Municípios (AMM).  

Sobre a Seleção

A seleção será realizada a partir de critérios econômicos e sociais e observando perfis municipais similares para estruturação das turmas, como critérios populacionais e regionais. 
 
Poderão se inscrever prefeitos, vice-prefeitos e secretários de Desenvolvimento Econômico (ou correlatos em municípios que não tenham esta secretaria em sua estrutura). Será considerada apenas uma inscrição por município, devendo constar nela os dados dos dois participantes, obrigatoriamente, prefeito, Vice-prefeito ou secretário de Desenvolvimento (ou correlatos). Não serão aceitas inscrições de membros das equipes das prefeituras. 
 

Carta de Intenção : No processo será solicitada uma carta de intenção, que deve ter no máximo uma página, com breve relato da motivação dos candidatos em participar do programa e como pretendem utilizar os conhecimentos adquiridos para transformação do seu município;

Para mais informações sobre o conteúdo e carga horária, acesse a apresentação geral do programa: Apresentação LRE (PDF, 1 MB)

COMO CRIAR CONDIÇÕES E AÇÕES PARA QUE O MUNICÍPIO ATRAIA INVESTIMENTOS?
 

Apresentamos formas de construir planos e estratégias para atração de investimentos com base em dados e análise do mercado. Você também aprenderá como consolidar a marca e identidade local, construindo ferramentas de suporte para executar políticas de atração de investimento a partir de planos e estratégias municipais.

COMO LIDERAR A MELHORIA DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS LOCAL, PROMOVENDO A CRIAÇÃO, RETENÇÃO E EXPANSÃO DE NEGÓCIOS?

Apoiaremos os líderes a compreender a importância e como identificar os obstáculos para que empreendedores comecem e expandam seus negócios e a construir políticas de simplificação ou desburocratização que efetivamente melhoram o ambiente de negócios local.
 
COMO FORMAR PESSOAS PARA O EMPREGO E FOMENTAR O ECOSSISTEMA EMPREENDEDOR LOCAL?
 
Negócios giram em torno de pessoas, e queremos apoiar as lideranças a criar articulações com atores estratégicos para atender a demanda por formação profissional em nível local e construir iniciativas de fomento ao empreendedorismo local e valorização da cultura empreendedora. 
 
COMO UTILIZAR OS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO URBANO PARA ALAVANCAR O DESENVOLVIMENTO LOCAL?
 
Queremos que as lideranças sejam capazes de utilizar os instrumentos de planejamento municipal para organizar e promover o desenvolvimento local, oferecendo segurança à quem empreende. Também buscamos que as lideranças sejam capazes de executar contratações de serviços públicos que reduzam custos e melhorem a infraestrutura local.

Público alvo

prefeitos, vice-prefeitos e secretários de Desenvolvimento Econômico

Investimento

gratuito

Duração

36 horas de curso: 28h de imersão e 8h de workshops

Participantes

300 lideranças, de 150 cidades, em 6 turmas

Inscrições

Até 15 de outubro

Aulas

De 22 de outubro a 15 de dezembro