Sobre o LRE

O Programa de Liderança para a Retomada Econômica, apoia gestores municipais, especialmente os que atuam na área de desenvolvimento econômico local, no desenvolvimento das competências necessárias à identificação, criação e entrega de soluções para recuperação econômica pós-Covid-19. Além disso, apoia as equipes municipais no planejamento, criando ações concretas para superação deste difícil momento da economia nacional.

100% online, em formato EAD, de forma assíncrona e autoinstrucional, com conteúdo prático, casos com protagonistas e professores experientes, o programa busca desenvolver lideranças econômicas que tenham capacidade de atrair investimentos, desenvolver negócios e impulsionar a geração de empregos por meio de políticas econômicas de sucesso.

O programa será realizado em três trilhas:
  1. Gestão Econômica e Financeira
  2. Investimento e empreendedorismo
  3.  Ferramentas Públicas de Planejamento Urbano
O Programa de Liderança para a Retomada Econômica é uma iniciativa da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro (FJP) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), com apoio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi) e Associação Mineira de Municípios (AMM), e é financiado por emenda parlamentar do deputado estadual Bernardo Bartolomeo Moreira.

O LRE é aberto ao público e todos os interessados podem se inscrever.

Os inscritos receberão um e-mail com as orientações de acesso a partir da 2ª quinzena de janeiro de 2022.
COMO CRIAR CONDIÇÕES E AÇÕES PARA QUE O MUNICÍPIO ATRAIA INVESTIMENTOS?

Apresentamos formas de construir planos e estratégias para atração de investimentos com base em dados e análise do mercado. Você também aprenderá como consolidar a marca e identidade local, construindo ferramentas de suporte para executar políticas de atração de investimento a partir de planos e estratégias municipais.

COMO LIDERAR A MELHORIA DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS LOCAL, PROMOVENDO A CRIAÇÃO, RETENÇÃO E EXPANSÃO DE NEGÓCIOS?

Apoiaremos os líderes a compreender a importância e como identificar os obstáculos para que empreendedores comecem e expandam seus negócios e a construir políticas de simplificação ou desburocratização que efetivamente melhoram o ambiente de negócios local.

COMO FORMAR PESSOAS PARA O EMPREGO E FOMENTAR O ECOSSISTEMA EMPREENDEDOR LOCAL?

Negócios giram em torno de pessoas, e queremos apoiar as lideranças a criar articulações com atores estratégicos para atender a demanda por formação profissional em nível local e construir iniciativas de fomento ao empreendedorismo local e valorização da cultura empreendedora.

COMO UTILIZAR OS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO URBANO PARA ALAVANCAR O DESENVOLVIMENTO LOCAL?

Queremos que as lideranças sejam capazes de utilizar os instrumentos de planejamento municipal para organizar e promover o desenvolvimento local, oferecendo segurança à quem empreende. Também buscamos que as lideranças sejam capazes de executar contratações de serviços públicos que reduzam custos e melhorem a infraestrutura local.

Público alvo

gestores municipais