Programa de Formação em Gestão de Pessoas

O Programa de Formação em Gestão de Pessoas busca qualificar os profissionais da área de gestão de pessoas no setor público, área central para a implementação das mudanças necessárias à administração pública.

O programa é estruturado para fomentar a troca de experiências e vivências entre os participantes, estabelecendo uma rede de profissionais que atuam em prol do alcance de uma gestão de pessoas mais estratégica no setor público brasileiro.

Público alvo

Profissionais do setor público que ocupam posições-chave na área de gestão de pessoas diferentes estados e munícipios do Brasil

São objetivos do Programa de Formação em Gestão de Pessoas:

1) Fomentar nos gestores públicos da área de gestão de pessoas um pensamento estratégico e inovador, conscientizando-os sobre a importância da área para o alcance dos objetivos organizacionais;

2) Apresentar diferentes ferramentas e abordagens, de referência nacional e internacional, referentes à atração, seleção, desenvolvimento, gestão do desempenho e engajamento de talentos, em uma perspectiva integrada e adaptativa a cada contexto organizacional;

3) Desenvolver nos gestores públicos da área de gestão de pessoas competências necessárias para uma atuação estratégica, inovadora e flexível no setor público;

4) Formar uma rede de profissionais que atuam na gestão de pessoas, estabelecendo uma relação de confiança e colaboração entre órgãos e entes na busca pela transformação efetiva da área no setor público brasileiro como um todo.

O PFGP adota estratégias e metodologias diversificadas de ensino, garantindo a qualidade da formação e a interação entre os participantes, por meio de atividades voltadas à discussão teórica, à prática e vivência e à construção de planos de ação que representam entregas efetivas dos participantes aos respectivos locais de atuação. As etapas do Programa podem ser definidas da seguinte forma:

• Teórica: disponibilização e discussão de conteúdos relacionados a cada um dos módulos. O foco desta etapa é garantir o conhecimento e a compreensão das políticas e práticas possíveis de serem implementadas para o desenvolvimento de uma gestão estratégica de pessoas no setor público.
  • Vivencial: possibilita que o participante tenha contato com as melhores práticas e ferramentas de gestão de pessoas, reflita sobre os principais desafios do reposicionamento estratégico da gestão de pessoas, a partir da temática de cada módulo, discuta cases nacionais e internacionais, além de realizar oficinas que priorizarão a aplicação dos conteúdos apreendidos no módulo.
  • Maker: fase exclusivamente prática e voltada à realidade de cada participante, por meio da construção de planos de ação que apresentem soluções para problemas concretos da realidade de cada um.

Kamila Pagel de Oliveira | pfgp@fjp.mg.gov.br