Programa de Formação em Gestão de Pessoas

O Programa de Formação em gestão de pessoas: desenvolvendo competências para liderar transformações estratégicas e inovadoras nas políticas de RH do setor público busca qualificar gestores para uma atuação estratégica e inovadora na gestão de pessoas na área pública, por meio da oferta de qualificação de alto nível para profissionais que ocupam posições estratégicas e críticas para gerar a transformação da gestão de pessoas e do setor público brasileiro.

Público-alvo

Grupos de profissionais do setor público que ocupam posições-chave na área de gestão de pessoas na administração pública brasileira

17 de julho a 21 de agosto de 2023

32 (divididas entre grupos de 3 ou 4 pessoas)

130 horas - 28 de agosto a 15 de dezembro de 2023

Segundas e quartas, das 8h às 12h

R$ 6.656,25*

*Serão oferecidas bolsas integrais para todas as 32 pessoas selecionadas.

São objetivos do Programa de Formação em Gestão de Pessoas:

1) Fomentar nos gestores públicos da área de gestão de pessoas um pensamento estratégico e inovador, conscientizando-os sobre a importância da área para o alcance dos objetivos organizacionais;

2) Apresentar diferentes ferramentas e abordagens, de referência nacional e internacional, referentes à atração, seleção, desenvolvimento, gestão do desempenho e engajamento de talentos, em uma perspectiva integrada e adaptativa a cada contexto organizacional;

3) Desenvolver nos gestores públicos da área de gestão de pessoas competências necessárias para uma atuação estratégica, inovadora e flexível no setor público;

4) Formar uma rede de profissionais que atuam na gestão de pessoas, estabelecendo uma relação de confiança e colaboração entre órgãos e entes na busca pela transformação efetiva da área no setor público brasileiro como um todo.

O Programa contará com estratégias e metodologias diversificadas de ensino à distância, garantindo a qualidade das atividades e a interação dos participantes. As principais estratégias são:

• Disponibilização e discussão de conteúdos: pretende-se discutir os principais conceitos de cada temática, promover o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre os participantes e trazer indagações para serem discutidas em grupos. O foco desta etapa é garantir o conhecimento e a compreensão das políticas e práticas possíveis de serem implementadas para o desenvolvimento de uma gestão estratégica de pessoas no setor público. O módulo “Cinto de Utilidades” tem como objetivo oferecer conteúdos, ferramentas, metodologias complementares ao que foi abordado nos módulos teóricos aderentes aos temas a serem trabalhados na Fase Maker e/ou aos principais desafios vivenciados pelos gestores na gestão de pessoas em cada subsistema. A proposta é que os temas a serem discutidos neste módulo sejam escolhidos pelos participantes do PFGP, sendo ainda oferecida uma carga horária superior às 9hs previstas para que cada participante possa escolher quais conteúdos aprofundar em um formato de trilhas de aprendizagem.

• Vivencial:  tem como objetivo possibilitar que os participantes tenham contato com as melhores práticas e ferramentas de gestão de pessoas, reflita sobre os principais desafios do reposicionamento estratégico da gestão de pessoas, a partir do olhar da temática de cada módulo, além de realizar oficinas que irão priorizar a aplicação dos conteúdos apreendidos nas etapas anteriores. A etapa vivencial será realizada a partir das estratégias de apresentação e discussão de Cases e Oficinas para discutir soluções para problemas da área de gestão de pessoas no setor público.

• Maker: parte exclusivamente prática e voltada à realidade de cada time. Tem como objetivo construir planos de ação consistentes para problemas concretos da realidade dos times participantes. Os times identificarão problemas reais com os quais lidam, em cada temática, para que no módulo Maker possam construir um plano de ação que apresente solução robusta para um dos problemas identificados nas etapas anteriores. Este trabalho contará com o apoio de um facilitador por time, profissional responsável por auxiliar os integrantes do grupo na articulação entre os conteúdos do programa de formação, na utilização da metodologia construída para a fase maker e no desenvolvimento do plano de ação.

• Desenvolvimento de Competências: tem como objetivo promover o autoconhecimento dos participantes, por meio da realização de um inventário de competências individuais, possibilitando aos participantes a identificação de gaps e potencialidades no desenvolvimento de suas competências. Serão ainda realizados 3 encontros, cujo objetivo é estimular o participante a investir em seu processo de desenvolvimento de competências individuais, oferecendo conteúdos e ferramentas para auxiliá-los neste processo.