Prinagem - Programa de Internato em Administração e Gestão Municipal

O Prinagem é um programa de extensão universitária que envia os alunos do curso de Administração pública para permanecerem por 3 a 4 semanas nos municípios mineiros, desenvolvendo atividades relacionadas a gestão, processos e políticas públicas. Dessa forma, o objetivo é que ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da gestão municipal, o aluno da EG possa conhecer a complexidade dos problemas públicos e a dinâmica das administrações locais.

  1. FJP abre as inscrições geralmente nos meses de março e setembro
  2. Municípios preenchem formulário
  3. Alunos escolhem os municípios
  4. FJP comunica resultado de seleção dos municípios por e-mail
  5. Assinatura do acordo de cooperação entre a FJP e o município
  6. Reuniões preparatórias
  7. Confirmação do transporte, hospedagem e alimentação dos alunos
  8. Ida dos alunos ao município (férias escolares janeiro e julho)

O plano pedagógico da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro prevê a realização de atividades de imersão, extensão e conexão. A proposta dessas atividades extraclasse é levar o estudante do Curso de Administração Pública a conhecer in loco a diversidade da realidade brasileira, com destaque para o interior de Minas Gerais. Sua principal finalidade consiste em fazer com que os alunos desenvolvam capacidade de reflexão crítica sobre a experiência obtida durante o período de observação e atuação nas regiões visitadas.

O conceito de imersão é utilizado quando o estudante universitário, a partir de um projeto pedagógico correlacionado ao seu processo de formação, se distancia de sua região de estudo, deslocando-se para uma localidade distante com o objetivo de compreender uma nova realidade.    

O Prinagem é uma das opções de atividades de imersão oferecidas pela Gerência de Extensão e Relações Institucionais (Geri) da Escola de Governo. Outras atividades de imersão oferecidas pela EG são os projetos Pontes para Cidadania e Rondon.

  • O que é o Prinagem?

O Programa de Internato em Administração e Gestão Municipal (Prinagem) é uma ação de extensão universitária que envia alunos do curso de graduação em Administração Pública da Fundação João Pinheiro (FJP) para conhecer e colaborar com a administração dos municípios mineiros em períodos de três a quatro semanas.

  • O Prinagem é um programa de estágio ou uma consultoria?

O Prinagem é uma assessoria técnica prestada pelos alunos, em caráter de dedicação exclusiva e orientação constante de professores da instituição.

  • Em quais áreas os alunos podem contribuir com a administração municipal?

Os estudantes estão aptos a atuar em:

– apoio à elaboração de leis orçamentárias e planos municipais;

– apoio em processos de Gestão de Pessoas (Diagnóstico de Clima Organizacional, Apoio na elaboração do plano de cargos e salários);

– apoio em processos de gestão de estoques;

– assessoramento técnico para elaboração da carta de serviços;

– diagnóstico da gestão municipal;

– estudo e proposição de melhorias de serviços e políticas públicas;

– mapeamento e redesenho dos processos de licitação e compras;

– oferta de oficinas para servidores, secretários municipais, conselheiros de políticas públicas;

– oferta de oficinas para a população;

– oferta de oficinas nas escolas;

– transformação dos serviços municipais com foco na Política de Simplificação.

  • Quais municípios podem participar do programa?

Todos os municípios de Minas Gerais podem se candidatar a receber alunos por meio do Prinagem.

  • Como o município pode se inscrever no Prinagem?

O agente público deve acessar a página do programa no site da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (www.eg.fjp.mg.gov.br) e preencher o formulário de adesão. A Gerência de Extensão e Relações Institucionais (Geri), responsável pelo Prinagem, entrará em contato para confirmar os dados e enviar o termo de cooperação técnica, que deverá ser assinado pelo prefeito municipal e encaminhado à Fundação João Pinheiro.

  • Qual o custo para o município?

A Fundação João Pinheiro não exige pagamento algum dos municípios. A prefeitura deverá arcar somente com as despesas de transporte, hospedagem e alimentação (mínimo de três refeições) dos alunos durante o período de imersão, conforme previsto no acordo de cooperação técnica.

  • Quando os alunos virão para o meu município?

O Prinagem é realizado durante as férias escolares, em janeiro e julho. Devido à alta demanda, os municípios inscritos não são necessariamente contemplados na edição seguinte. É obedecida a ordem de adesão.

  • Em caso de outras dúvidas, com quem posso conversar?

Os municípios podem entrar em contato com a Gerência de Extensão e Relações Institucionais (Geri), por meio dos endereços agnez.saraiva@fjp.mg.gov.br e roberto. souza@fjp.mg.gov.br ou dos telefones (31) 3448-9606 e 3448-9594.