Segurança alimentar é tema de seminário na Fundação João Pinheiro

Com inscrições gratuitas, evento irá reunir especialistas de diversas instituições, membros da FAO e do Consea-MG

No mês em que se comemora o dia mundial da alimentação, a Fundação João Pinheiro realiza uma importante discussão sobre o tema no seminário Segurança Alimentar e Nutricional: Pesquisa e Políticas Públicas. Marcado para a próxima terça-feira, 22 de outubro, o evento irá reunir no campus Pampulha da FJP (Alameda das Acácias, 70, 2º andar – São Luiz) especialistas de diversas instituições, estudiosos vinculados à FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) e ao Consea-MG (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na plataforma Sympla

Celebrado há 27 anos, o dia mundial da alimentação (16 de outubro) marca a data de criação, em 1945, da FAO. O tema relaciona-se com a promoção de uma alimentação saudável e sustentável, disponível e acessível para todos. A partir dessa concepção, a proposta do seminário é apresentar um conjunto de palestras de estudiosos de diferentes áreas e dimensões da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). 

A palestra FAO – Os objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a segurança Alimentar e Nutricional, ministrada pelo professor da UFMG e consultor da FAO Altivo Cunha, irá abrir o evento. Na sequência, o primeiro painel do dia terá como tema Segurança Alimentar e Nutricional (SAN): conceitos, problemáticas, dimensões e indicadores. Em seguida, na pausa para o almoço, uma minifeira de alimentos saudáveis estará esperando pelos participantes no jardim da FJP. 

Na parte da tarde, o segundo painel irá tratar do tema Segurança alimentar e nutricional: a reorganização da produção, mercados e consumo para o desenvolvimento sustentável. No terceiro e último painel, Pesquisas e problemáticas de segurança alimentar e nutricional, as apresentações serão no formato IGNITE. Nesse modelo, os apresentadores têm de 5 a 7 minutos para apresentar 20 slides, trazendo conteúdo de qualidade de forma dinâmica em um curto espaço de tempo. 

SAN – A política pública da SAN é resultado de uma trajetória histórica e de um novo contexto mundial cujos problemas não se limitam à existência de um estado de fome sócio estrutural. Com a evolução dos problemas econômicos, socioculturais e ambientais relacionados ao acesso à alimentação, governos passaram a promover ações públicas para estimular hábitos alimentares saudáveis e os produtores começaram a buscar a sustentabilidade socioeconômica e ambiental dos meios de produção, a fim de garantir a manutenção dos sistemas agroalimentares locais e promovedores da soberania e segurança alimentar e nutricional.

Segurança Alimentar e Nutricional: Pesquisa e Políticas Públicas

22 de outubro de 2019, às 9h

Auditório principal da Fundação João Pinheiro (Alameda das Acácias, 70, 2º andar – São Luiz/Pampulha)

Programação e Inscrições gratuitas: is.gd/nutricao