Roberto Borges Martins

6 de janeiro de 1995 a 1 de janeiro de 1999

 

Roberto Borges Martins nasceu na capital mineira em 1947. Teve durante sua vida profissional uma grande participação na academia, com sua trajetória passando grande parte pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduou-se em Ciências Econômicas em 1970 pela UFMG e se especializou em economia pela Valderbilt University, onde se tornou Mestre e Doutor.

Seu notável conhecimento sobre a economia mineira e a história econômica de Minas, tendo em vista os vários artigos e livros sobre estes temas, fez com que fosse escolhido para um cargo de extrema importância à gestão e desenvolvimento do Estado. O seu mandato como presidente da Fundação durou praticamente 4 anos, de 1995 a 1999. Além disso, Roberto Borges Martins é irmão do ex-deputado estadual Amílcar Martins Filho, quem se torna também presidente da FJP, a posteriori.

Quando questionado sobre suas perspectivas a cerca do futuro da Fundação, Roberto Borges Martins coloca que: “não tenho condições de apresentar uma perspectiva, ou seja, o quê que eu acho que vai acontecer com a Fundação. O que eu gostaria que acontecesse com a Fundação é que a Fundação continuasse a ser o que ela é, tá certo? O que ela é. Porque a Fundação é muito relevante para o Governo de Minas Gerais não é? É muito relevante para o planejamento de políticas públicas, para a produção de dados sobre Minas e sobre o Brasil. Então o que eu gostaria de dizer para a Fundação é que a Fundação deve ser cada vez mais o que ela é não é? E espero que ela tenha cada vez mais o apoio dos governos para ela poder ser a excelente instituição que ela é […]”.