Proteção social no século XXI é tema de webinar internacional da FJP

Discutir os rumos da proteção social no mundo, identificar tendências, desafios e oportunidades atuais e futuras. Esse é o objetivo do webinar Proteção Social no Século XXI: Possibilidades, Desafios e Riscos, marcado para 24 e 25 de fevereiro. Organizado pelo Observatório das Desigualdades da Fundação João Pinheiro (FJP), em parceria com a Ação Brasileira de Combate às Desigualdades (ABCD), o encontro irá reunir especialistas do Brasil, da Argentina e Espanha em transmissão ao vivo pelo canal da FJP no Youtube (is.gd/YouTubeFJP).

 

O contexto da pandemia da Covid-19 exacerbou ainda mais as desigualdades sociais, tornando evidente a centralidade do Estado e a necessidade de sistemas robustos de saúde e proteção social em todo o mundo. Nesse cenário, o evento tem a proposta de refletir de forma mais ampla os caminhos possíveis para a política de proteção social no mundo, na América Latina e no Brasil.

 

Voltado para pesquisadores, gestores, estudantes e representantes de organizações não governamentais envolvidos com os temas do enfrentamento das desigualdades e das políticas de proteção social, o webinar terá, em seu primeiro dia, o tema Sistemas de Proteção Social e Desigualdades: Para Onde Estamos Indo? Para tratar do assunto, os debatedores convidados são Gala Díaz Langou (Centro de Implementación de Políticas Públicas para la Equidad y el Crecimiento (Cippec/Argentina), Nathalie Beghin (Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Wania Sant’Anna (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e Luciana Jaccoud (Instituto de Ciência Política (Ipol/Unb). Nesse dia, as discussões terão mediação da pesquisadora e diretora adjunta da Escola de Governo da FJP Carla Bronzo.

 

No segundo dia, o tema será Dispositivos de Proteção: o Lugar da Renda Básica, e os debatedores convidados serão Ismael Blanco (Universidade Autônoma de Barcelona -UAB/Instituto de Governo e Políticas Públicas (IGOP), Lúcia Xavier (ong Criola), Leandro Ferreira (Rede Brasileira de Renda Básica) e Tereza Campello (Faculdade de Saúde Pública/USP). A segunda etapa do webinar terá moderação do coordenador do Observatório das Desigualdades/FJP Bruno Lazzarotti.

Webinar Proteção Social no Século XXI e Pós-pandemia: Possibilidades, Desafios e Riscos

24 e 25/2/2021, 17h

Transmissão ao vivo: is.gd/YouTubeFJP