Projeto de extensão da Fundação João Pinheiro recebe prêmio do Conselho Nacional de Assistência Social
Observatório das Desigualdades foi um dos vencedores em categoria voltada para iniciativas que contribuem de forma inovadora para o fortalecimento do SUAS
O Observatório das Desigualdades, projeto de extensão do curso de graduação em Administração Pública da Fundação João Pinheiro (FJP), foi contemplado com o Prêmio do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) Simone Albuquerque 2025. O projeto foi escolhido na categoria I da premiação, que reconhece pesquisas e iniciativas de extensão universitária, que resultaram em Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado ou produto técnico/tecnológico.
Promovido pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), o prêmio tem o objetivo de valorizar práticas que fortalecem a gestão, a participação social e a proteção socioassistencial em todo o país, reconhecendo iniciativas que contribuem de forma inovadora para o fortalecimento do SUAS e para o aprimoramento da Política Nacional de Assistência Social.
Extensão universitária – O projeto Observatório das Desigualdades foi criado em 2018 com o objetivo de contribuir com o debate sobre as diferentes faces da desigualdade social, os mecanismos que as produzem e as reproduzem e as formas de enfrentá-las, difundindo e tornando mais acessível o conhecimento sobre o tema.
Até dezembro de 2023, o projeto contou com a parceria do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG) e, atualmente, integra o Núcleo Simone Albuquerque (Nusa/FJP), grupo que desenvolve estudos sobre desigualdades, vulnerabilidades e proteção social na FJP.
“A premiação representa um importante reconhecimento institucional ao trabalho coletivo desenvolvido pelo Observatório das Desigualdades”, comemora o coordenador do projeto, professor Bruno Lazzarotti. “Ela também reafirma o papel da Fundação João Pinheiro como referência na formação de quadros públicos qualificados, na produção de conhecimento aplicado e na promoção de políticas públicas voltadas à redução das desigualdades sociais”, completa.
Fundação João Pinheiro | Assessoria de Comunicação
www.fjp.mg.gov.br | comunicaca
