Programa Estação Cidadania é finalista do Prêmio Inova 2022

Parceria entre a Fundação João Pinheiro e a Rádio Inconfidência, projeto é desenvolvido por estudantes de Administração Pública

Finalista na categoria Iniciativas Implementadas de Sucesso, modalidade Inovação em Políticas Públicas, da edição 2022 do Prêmio Inova Minas Gerais, o programa de rádio Estação Cidadania é resultado de uma parceria entre a Fundação João Pinheiro e a rádio Inconfidência. No ar desde 2021, o programa é produzido por estudantes do curso de graduação em Administração Pública da FJP e tem como principal inspiração o potencial da formação crítica e da participação social a partir do conhecimento e da transparência.

Nascida em um contexto de crescente propagação de fake news, aliada à restrição ao meio acadêmico da discussão sobre alguns temas relevantes para a sociedade e à necessidade de se promover a reflexão crítica cidadã, a iniciativa visa combater a desinformação utilizando um veículo de comunicação democrático como o rádio.

Priorizando temas socialmente relevantes e uma linguagem objetiva, o Estação Cidadania é uma atividade de extensão universitária que reúne o conhecimento dos alunos da Escola de Governo da FJP com a técnica e a capilaridade da rádio Inconfidência para levar à população informações sobre políticas públicas e cidadania. São programas curtos, criativos e cuidadosamente elaborados, que vão ao ar nas noites de terças e quintas-feiras, com reprises ao longo da programação da emissora durante a semana.

“A ideia central do Estação Cidadania é romper o distanciamento entre estudos acadêmicos sobre políticas públicas e política e cidadania, a fim de alterar o futuro da participação popular no processo de elaboração dessas políticas, almejando a justiça, a transparência e a horizontalidade”, explica uma das coordenadoras do projeto, Anna Clara Ferreira Mattos. “Queremos vencer as barreiras do senso comum e da desinformação estrutural por meio da divulgação de conteúdos de pesquisas e estudos de forma acessível, contextualizada e popular”, completa.

Votação popular – Entre os dias 7 e 24 de novembro o público poderá conhecer os projetos finalistas em todas as categorias do Prêmio Inova Minas Gerais e votar nas propostas de sua preferência. A votação estará aberta no aplicativo MG App e no site cidadao.mg.gov.br e o login, em ambos, deve ser feito por meio da conta Gov.br. Cada CPF tem direito um voto por categoria (Ideias Inovadoras Implementáveis; Iniciativas implementadas de Sucesso – Inovação em Processos Organizacionais; e Iniciativas Implementadas de Sucesso – Inovação em Políticas Públicas).

Estação Cidadania

Rádio Inconfidência (FM 100.9)

Terças e quintas, às 21h15

Votação até 24/11: MG App e cidadao.mg.gov.br