Programa de Desenvolvimento de Competências de Liderança e Gestão para Gestores Escolares da Prefeitura de Belo Horizonte (PDG/PBH)

O Programa de Desenvolvimento de Competências de Liderança e Gestão para Gestores Escolares, desenhado e executado pela Assessoria em Projetos de Desenvolvimento de Pessoas (APDP/EG/FJP) tem como objetivo desenvolver gestores, diretores e vice-diretores, das escolas municipais da Prefeitura de Belo Horizonte, para atuarem de forma inovadora e estratégica no âmbito das escolas, sendo capazes de articularem ações e trabalharem em rede para o alcance dos resultados efetivos da política de educação. Trata-se de um programa in companny contratado pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.

O PDG/PBH tem como premissa o desenvolvimento das seguintes competências dos gestores escolares: construção do clima escolar, representada pela capacidade de interagir adequadamente com pessoas com diferentes características e em contextos sociais e profissionais distintos; liderança democrática: capacidade de mobilizar os vários sujeitos da comunidade escolar, através de uma relação de parceria e abertura para o diálogo democrático; planejamento e gestão: capacidade de planejar e organizar as atividades escolares; conhecimento da gestão escolar: conjunto de saberes, informações técnicas/legais e experiências profissionais; e comunicação: capacidade para se expressar com clareza e precisão. Além dessas competências, o programa possibilita a discussão e reflexão de temas relacionados à gestão administrativa e financeira, gestão de pessoas e gestão pedagógica e contempla uma etapa vivencial de aprimoramento dos planos de gestão dos diretores escolares.

Além do Programa de Desenvolvimento dos Gestores Escolares, a proposta contempla a elaboração de um Painel de Indicadores, com o estabelecimento de um modelo de governança para a Secretaria escolas municipais, além da avaliação dos resultados do programa. Estas ações contam com a parceria do Núcleo de Monitoramento e Avaliação (Nima) da Fundação João Pinheiro.

O PDG/PBH possui uma estrutura que se divide em Módulos, Oficinas, Maker e Mochila de Ferramentas.

Os módulos têm temáticas variadas relacionadas à gestão pública, competências de liderança e gestão de pessoas, competências gerenciais e competências educacionais e de gestão escolar, contando cada um com uma carga horária (síncrona e assíncrona) total de 15 horas.

As oficinas são direcionadas ao desenvolvimento das competências mapeadas para os diretores escolares, trabalhando de forma prática e vivencial os seguintes temas: Política de Educação da Secretaria de Educação; Planejamento e Gestão; Liderança Democrática, Comunicação e Construção do Clima Escolar; Conhecimento da Gestão Escolar: visão sistêmica e institucional e Aprendizagem com foco no estudante.

A fase Maker corresponde à etapa prática e vivencial do programa, por meio da qual os participantes têm a oportunidade de aprimorar seus Planos de Trabalho com o auxílio de um facilitador de aprendizagem que apoia grupos menores de diretores. Nesta fase os diretores escolares possuem a oportunidade de refletir sobre os três eixos do Plano de Gestão – Administrativo, Pessoas e Pedagógico – promovendo aprimoramentos.

A Mochila de Ferramentas constitui um conjunto diversificado de ações de formação voltado às escolas que possuem os maiores desafios de gestão. As escolas participantes desta etapa, bem como as ações a serem realizadas para o suporte ao desenvolvimento dos gestores responsáveis por estas escolas são definidos de forma aderente às demandas e especificidades desse público como forma de apoiá-los na superação dos desafios.

Público alvo

gestores escolares (diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e mediadores) da Secretaria Municipal de Educação

Período

Abril de 2022 a dezembro de 2024, sendo os anos de 2023 e 2024 destinados ao acompanhamento do Painel de Indicadores e Modelo de Governança