MG: saldo comercial de US$6,1 bi no primeiro trimestre de 2024 é o maior desde 2020

Somente em março, o estado registrou superávit de US$2 bi. Dados atualizados do Comércio Internacional de Minas Gerais estão disponíveis em novo painel interativo da FJP.

No acumulado dos três primeiros meses de 2024, as exportações de Minas Gerais cresceram 6,1% e as importações tiveram queda de 1,4% na comparação com o mesmo período de 2023. Com isso, o estado registrou o maior saldo comercial desde 2020, de US$6,1 bilhões, para o primeiro trimestre. Em março/2024, o superávit foi de US$2 bilhões, com as exportações alcançando US$3,2 bilhões e as importações US$1,2 bilhões.

Os dados  divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/Mdic) estão disponíveis em um novo painel interativo lançado esta semana pela Fundação João Pinheiro com o objetivo de auxiliar gestores públicos na criação de políticas econômicas baseadas em evidências. A ferramenta expande as possibilidades de análise da composição e dos fluxos da economia de Minas Gerais e sintetiza uma base de dados com valores de exportação, importação, do saldo comercial e dos principais parceiros e produtos comercializados no estado com outros países para o período de 2020 a 2024.

Números – Em comparação às exportações dos três primeiros meses de 2023, o acumulado de 2024 registrou crescimento de 34,5% nas exportações de minério de ferro, o que representou uma participação de 36,2% do produto na pauta mineira. Nas importações, a ligeira queda (1,4%) foi puxada pelos mesmos produtos que registraram retração em março/2024: veículos automóveis, combustíveis minerais e produtos químicos orgânicos.

Na comparação entre março de 2024 e março de 2023, houve queda de 16,6% nas exportações e de 9,3% nas importações de Minas Gerais. Ainda assim, o estado se posicionou como o segundo maior exportador do país, com participação de 11,3%, atrás apenas de São Paulo (19,3%). No Brasil, o superávit foi de US$7,5 bilhões em março de 2024, com recuo de 14,7% nas exportações e de 7,3% nas importações frente ao mesmo mês do ano passado.

Com exceção das exportações de café, que cresceram 11% em março de 2024 em relação ao mesmo mês de 2023, os outros principais produtos registraram queda nesta mesma base de comparação: minério de ferro, -9,2%; soja, -40,1%; ferro-nióbio, -36,3%; ouro, -12,9%. Esses cinco produtos juntos corresponderam a mais de 60% da pauta de exportações do mês, com destaque para a participação do minério de ferro (31,2%).

Nesse mesmo recorte, a queda das importações foi resultado da redução das importações de veículos automóveis (-11,7%), combustíveis minerais (-32,1%) e produtos químicos orgânicos (-38,7%).  As importações de máquinas e equipamentos mecânicos e de máquinas e equipamentos elétricos, principais produtos da pauta, aumentaram, respectivamente, 15,1% e 5,7%.  Esses cincos produtos alcançaram quase 60% do valor total das importações mineiras em março de 2024.

Os principais destinos das exportações de Minas Gerais foram a China, cuja participação no valor total passou de 42,2% em março de 2023 para 43,2% em março de 2024, e os Estados Unidos, participação de 11,1% frente a 7,7% na mesma base de comparação. Esses mesmos países foram também a principal origem das importações, com participação de 29,2% da China e de 13,4% dos Estados Unidos em março de 2024.

Fundação João Pinheiro | Assessoria de Comunicação
comunicacao@fjp.mg.gov.br