Transmissão ao vivo é parte dos eventos comemorativos dos 50 anos da instituição

Na próxima quarta-feira, 17 de junho, a partir das 17h, a Fundação João Pinheiro – FJP recebe para uma live no Google Meet os pesquisadores da casa Eduardo Batitucci e Rosânia Rodrigues de Souza e o coordenador do Centro de Estudos em Segurança Pública (Cesp/PUC Minas) Luís Flávio Sapori. Os três irão conversar sobre o ensaio Trajetória institucional da temática segurança pública na FJP, escrito por Batitucci e Rosânia para o livro Fundação João Pinheiro – 50 Anos de História e Memória: Trajetórias de Trabalho, Projetos e Contribuições para o Desenvolvimento de Minas Gerais, atualmente em fase de finalização.

O encontro é parte de uma série de eventos comemorativos do cinquentenário da instituição. Até o final de 2020 serão mais nove lives sobre os temas educação, estrutura produtiva de Minas Gerais, desenvolvimento humano, estudos urbanos, contas regionais, pesquisa de emprego e desemprego na RMBH, saúde, administração pública e a Escola de Governo da FJP.

Eduardo Batitucci – Doutor e mestre em sociologia, é pesquisador da FJP e professor em cursos de graduação e pós-graduação desde 1992. Tem experiência na área de sociologia, com ênfase em sociologia do crime, da violência e das instituições do Sistema de Justiça Criminal, atuando principalmente com os temas segurança pública, políticas públicas, criminalidade, polícia e funcionamento do Sistema de Justiça Criminal.

Rosânia Rodrigues de Souza – Doutora em psicologia social do trabalho e organizações e mestre em psicologia, é pesquisadora e professora da Fundação João Pinheiro. É gerente de Ensino e Pesquisa da FJP desde 2011 e integra o Núcleo de Estudos em Segurança Pública da instituição.

Luís Flávio Sapori – Doutor em sociologia, é professor do programa de pós-graduação em ciências sociais da PUC Minas, onde também é coordenador do Centro de Estudos em Segurança Pública (CESP-PUC Minas). Foi secretário adjunto de Segurança Pública de Minas Gerais entre 2003 e 2007, secretário de segurança pública de Betim entre 2015 e 2016. É autor de diversos artigos e livros, entre eles Segurança Pública no Brasil – Desafios e Perspectivas (Editora FGV) e Por que Cresce a Violência no Brasil? (Editoras Autêntica e PUC Minas).