Live comemorativa de 50 anos da FJP aborda contas regionais e o cálculo do PIB em Minas Gerais

Nesta quarta-feira, 16 de setembro, a Fundação João Pinheiro irá realizar mais uma transmissão ao vivo comemorativa de seus 50 anos. Desta vez, as contas regionais e o cálculo do PIB em Minas Gerais serão tratados pela pesquisadora da FJP Carla Aguilar e pelo ex-diretor do antigo Centro de Estatística e Informações da Fundação Antonio Braz. A live acontece na plataforma Zoom a partir das 17h (https://is.gd/50anosContasRegionais ou https://zoom.us/j/92613950746).

A série de transmissões ao vivo em comemoração ao cinquentenário da FJP acontece desde maio e recebe os autores dos ensaios que fazem parte do livro Fundação João Pinheiro – 50 Anos de História e Memória: Trajetórias de Trabalho, Projetos e Contribuições para o Desenvolvimento de Minas Gerais, atualmente em fase de finalização. Até o final de 2020, serão mais quatro lives abordando os temas Pesquisa de Emprego e Desemprego na RMBH (PED-RMBH), saúde, a trajetória do Centro de Desenvolvimento em Administração (CDA/FJP) e a Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho.

Convidados – Carla Aguilar é professora e pesquisadora na Fundação João Pinheiro, onde está à frente da Coordenação de Análise Insumo-Produto da Diretoria de Estatística e Informações. É doutora em Economia pela UFMG com experiência em Economia Regional e Urbana, Matriz Insumo-Produto e em desenvolvimento regional.

Antonio Braz de Oliveira e Silva é consultor independente, especialista em contas nacionais e doutor em Ciência da Informação (UFMG, 2007). Anteriormente, foi analista sênior de informações do IBGE e chefe-adjunto do Departamento de Contas Nacionais. Foi também analista e assessor da Presidência do Ipea e diretor do Centro de Estatística e Informações da Fundação João Pinheiro (CEI/FJP), período em que foi representante do IBGE na área de contas nacionais em vários institutos nacionais de estatística (França, Itália, Espanha, Dinamarca, Áustria, Argentina) e organismos internacionais (Organização Pan-americana de Saúde, Banco Interamericano, Banco Mundial) e ainda em fóruns internacionais da área. Foi professor visitante no Département de Géographie et d’Aménagement (Laboratoire Territoires, Villes, Environnement et Société – TVES). Possui vários trabalhos publicados nas áreas de contas nacionais, matriz de insumo-produto, economia industrial e ciência da informação. 

Live comemorativa: Contas regionais e o cálculo do PIB em Minas Gerais

Data: 16/09/2020

Horário: 17h

Local: https://zoom.us/j/92613950746

Informações para a imprensa: comunicacao@fjp.mg.gov.br