Jarbas Nogueira de Medeiros Silva

18 de janeiro de 2001 a 1º de março de 2002

Presidente por pouco mais de um ano, Jarbas Nogueira de Medeiros Silva construiu sua vida política em sua cidade natal São Gonçalo de Sapucaí (1930), situada no Sul de Minas Gerais. Entre 1949 e 1953 esteve na graduação de Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializou-se em Estudos Superiores de Doutorado pela UFMG, bem como em Administração Pública e Planificação Regional pelo Institut Internacional D’Administration Publique, em Paris. Logo após graduar-se Jarbas Nogueira foi eleito Vereador da Câmara Municipal em São Gonçalo de Sapucaí (1954-1958) e após um mandato como vereador foi eleito o Prefeito da cidade (1958-1962).

Após ter sido chefe do executivo de sua cidade natal, se dedicou a funções ligadas ao estado de Minas Gerais, ocupou o cargo de secretário do Desenvolvimento Econômico e Social de Minas Gerais, e também foi Deputado Estadual por dois mandatos. Em seguida, se direcionou à Fundação Getúlio Vargas, aonde foi pesquisador no campo de Direito Público e Ciência Política, e depois foi para a Fundação João Pinheiro, ocupando o cargo de Superintendente do Centro do Desenvolvimento em Administração (CDA) e prestando serviços a Diretoria de Assessoramento e Programas Especiais (Dafe) e ao Centro de Estudos Culturais (CEC). Foi chamado para o cargo de presidente da Fundação em 18 Janeiro de 2001 e exerceu seu mandato até o dia 1 de março de 2002.