Helger Marra Lopes

30 de janeiro de 2019 – atualmente

Helger Marra Lopes é o atual presidente da Fundação João Pinheiro, tendo sido designado para ocupar o cargo em 30 de janeiro de 2019. Nascido em 12 de julho de 1976, na cidade de Belo Horizonte, graduou-se em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 1999 e possui mestrado em Economia (2002-2003) pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Entre 2007 e 2010, ocupou o cargo de empreendedor público na Vice-governadoria do Estado de Minas Gerais e, de 2005 a 2007, atuou como assessor-chefe de Planejamento da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – Seplag-MG. Foi também professor titular do Centro Universitário Newton Paiva e da PUC Minas, e pesquisador do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG – Cedeplar.

Helger Marra ocupou entre 2010 e 2019 os cargos de gerente geral de Planejamento e gerente geral de Operações de Crédito no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG.

Sobre os cinquenta anos da Fundação João Pinheiro, Marra acredita que a instituição é um legado importante da sociedade mineira e que esse é um momento de refletirmos sobre o que desejamos para os próximos cinquenta anos. “É tempo de comemorar e também tempo de reenergizar, de refletir para que o próximo meio século beba na fonte da nossa história, mas sempre olhando pra frente, para os novos e complexos desafios”, expressa.