Governo de Minas divulga projeções para o comportamento dos setores econômicos em 2020

Estudo foi realizado pela Fundação João Pinheiro a partir da Matriz Insumo-Produto

O Governo de Minas, por meio da Fundação João Pinheiro (FJP), estimou os impactos decorrentes dos choques de oferta sobre os encadeamentos da atividade produtiva do estado de Minas Gerais para o ano de 2020. Os resultados do estudo Cenários de Impactos Econômicos Estimados pela Matriz Insumo-Produto de 2016 serão apresentados pela pesquisadora Carla Aguilar, em transmissão ao vivo, às 17h, na página da FJP no Instagram: https://www.instagram.com/fundacaojoaopinheiro/?hl=pt-br.

A Matriz Insumo-Produto (MIP) permite identificar a interdependência das atividades produtivas no que concerne à compra de insumos e venda de produtos utilizados e decorrentes do processo de produção. Essa representação mostra como cada setor impacta e é impactado pelos demais setores.  Nesse sentido, a partir dos cenários de estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) mineiro para 2020, foi possível projetar três cenários possíveis para o comportamento de 57 setores de atividade econômica no estado em função da pandemia do coronavírus.

FIN Covid-19 – A Fundação João Pinheiro faz parte do Comitê Gestor das Ações de Recuperação Fiscal, Econômica e Financeira do Estado de Minas Gerais – Comitê Extraordinário FIN Covid-19, instituído pelo Governo de Minas, no dia 25 de março de 2020, que visa acompanhar e propor medidas de natureza fiscal, econômica e financeira para a recuperação da economia mineira, abalada pelos desdobramentos da pandemia da Covid-19.  Outras publicações da FJP para o FIN Covid-19 estão disponíveis em https://fjp.mg.gov.br/cenarios-fjp-covid-19/.