Geoportal da Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais ganha atualização

A Fundação João Pinheiro atualizou, na última semana, o geoportal da Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (Iede). Base integrada de tecnologias, mecanismos, procedimentos, padrões e acordos necessários para facilitar e ordenar a geração, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento, a disseminação e o uso dos dados geoespaciais, a plataforma possibilita o acesso a dados e informações espaciais produzidas pelos órgãos da administração pública estadual e federal.

No dia 22, foram publicadas atualizações das camadas Áreas Protegidas, com dados do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além das atualizações de fevereiro de 2021 das bases produzidas pela Coordenação de Informações Territoriais (CIT) – Direi/FJP para municípios, limites municipais, distritos, limites distritais e vilas. Foram, ainda, disponibilizadas para download as camadas produzidas pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG): passagem elevada-viaduto, ponte e trecho rodoviário.

“Os dados inseridos na Iede atendem a todas as municipalidades que precisam consultar os limites de seus municípios, assim como suas confrontações. Além disso, a plataforma disponibiliza dados de localização de rodovias cedidas pelo DER,  mapas temáticos do IBGE e outas informações importantes para todo cidadão das áreas de engenharia, cartografia ou mesmo aquele profissional à frente de um empreendimento que necessite, pelo menos, ter noção de localização municipal ou territorial de estradas, limites, escolas e demais informações disponibilizadas para download”, explica o coordenador de Informações Territoriais da FJP Carlos Luciano dos Santos.

“A ideia é que todo órgão do estado e a sociedade em geral tenham acesso às informações oficiais criadas pelo conjunto da administração pública estadual. A Iede é uma atribuição típica do Estado para a transparência de informações oficiais”, conclui.

Objetivos – Instituído no âmbito do Poder Executivo pelo Decreto nº 45.394, de 10/6/2010, o Iede promove a utilização dos padrões e normas homologados pela Comissão Nacional de Cartografia na produção dos dados geoespaciais. O geoportal também tem o objetivo de evitar a duplicidade de ações e o desperdício de recursos na obtenção de dados geoespaciais pela administração pública por meio da divulgação dos metadados relativos a esses dados disponíveis nos órgãos e entes públicos estaduais.