Fundação João Pinheiro realiza webinar para apresentação dos resultados da Matriz Insumo Produto (MIP) de Minas Gerais e suas regiões

Tabela de Recursos e Usos (TRU) também será apresentada. Evento é parte das comemorações dos 50 anos da instituição

Fundação João Pinheiro (FJP) realiza na próxima quarta-feira, 5 de agosto, o Webinar Estrutura Produtiva de Minas Gerais e suas Regiões Intermediárias, onde serão divulgados os resultados da Tabela de Recursos e Usos (TRU) e as Matrizes Insumo-Produto (MIP) do Estado de Minas Gerais e de suas Regiões Geográficas Intermediárias, referentes a 2016, destacando-se os setores de atividade com capacidade de impulsionar as economias locais.

O webinar será realizado na plataforma Zoom, às 14h30, e a gravação posteriormente disponibilizada no canal da FJP no YouTube. As inscrições para participação podem ser feitas no link  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScAcGbVDlzdBL3uCTuGdAlEC4kZY0t2wWZp4Qwb3V-z8sO82A/viewform

Parte da programação comemorativa dos 50 anos da instituição, o evento vai contar com a participação dos economistas Clélio Campolina Diniz e Cândido Fernandes, que vão discutir a relevância da TRU e da MIP na elaboração da política econômica e do planejamento regional, bem como a atuação e papel da FJP na produção dessa estatística. A apresentação dos resultados referentes ao ano de 2016 será feita pelos pesquisadores Carla Aguilar e Marco Paulo Franco, ambos da FJP.

Tabela de Recursos e Usos (TRU) e a Matriz de Insumo-Produto (MIP) – A TRU constitui ferramenta essencial à análise dos principais agregados macroeconômicos do estado, o que a configura como uma valiosa fonte de informações relativas à produção e ao consumo a partir da desagregação do valor de produção e do consumo intermediário de cada atividade econômica.  Por sua vez, a MIP permite o estudo da interdependência dos setores produtivos e suas relações com a demanda final, renda e importações. Serão também apresentados os setores-chave do estado e de suas treze Regiões Geográficas Intermediárias (RGInt), classificados de acordo com a força de seus elos intersetoriais, assim como seu papel multiplicador de ganhos em termos de renda, emprego e arrecadação de impostos.

Convidados – Clélio Campolina é pós-doutor pela University of Rutgers, EUA e doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas. Professor emérito da UFMG, com atuação principalmente em economia regional, economia brasileira, economia da tecnologia e desenvolvimento econômico, foi reitor da UFMG e diretor da Faculdade de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-graduação em Economia da mesma universidade. É vice-presidente da Regional Studies Association, fellow da Academy of Social Sciences do Reino Unido e visiting fellow da London School of Economics and Political Science. Foi ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil.

Ex-servidor da FJP, Cândido Fernandes é doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia pela UFRJ. Aposentou-se em julho de 2010 como professor associado da UFMG, com ênfase em Economia Regional e Urbana, atuando principalmente na análise das relações intersetoriais inter-regionais, planejamento municipal e elaboração de planos setoriais.

Professora e pesquisadora na Fundação João Pinheiro, Carla Aguilar é doutora em Economia pela UFMG. Com experiência em Economia Regional e Urbana, atua no cálculo do PIB de Minas Gerais, Matriz Insumo-Produto e nos temas desenvolvimento regional, shift-share, aglomeração, macroeconomia e crescimento econômico.

Doutor em Economia pela UFMG, Marco Paulo Franco é professor e pesquisador na Fundação João Pinheiro. Trabalha com economia ecológica, história do pensamento econômico, filosofia da economia, economia política do meio ambiente, ecologia política e história ambiental.