Fundação João Pinheiro realiza Seminário Internacional em celebração aos 30 anos da Pesquisa do Déficit Habitacional no Brasil
Referência no país, estudo traz análises sob diferentes perspectivas e fornece dados para subsidiar políticas nacionais de habitação
A Fundação João Pinheiro (FJP) realiza, nos dias 11 e 12 de novembro, das 9h às 17h, o Seminário Internacional 30 anos da Pesquisa do Déficit Habitacional no Brasil. O evento, que acontece no auditório do BDMG (Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes – Belo Horizonte/MG), marca três décadas de referência nacional na utilização de dados para análises das condições de moradia no país. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.
Com patrocínio do Governo de Minas Gerais e da Codemge, e apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG), do Sebrae e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), o seminário reunirá especialistas, gestores públicos, pesquisadores e representantes de instituições nacionais e internacionais.
Para ir além do debate sobre os resultados da pesquisa desenvolvida pela FJP, estudo que tem sido referência para a proposição de políticas públicas de habitação no Brasil, o seminário tem o objetivo de discutir os avanços, os desafios e as diferentes perspectivas sobre as políticas habitacionais.
“Além de comemorar a passagem desta auspiciosa data, o seminário vai promover um debate amplo sobre o setor habitacional no Brasil”, explica o coordenador da pesquisa, Frederico Poley. “Foram convidados representantes dos mais diversos setores, como formuladores de políticas públicas, produtores de dados e informações, organismos internacionais e de financiamento, pessoas da academia, entre outros. Acreditamos que será uma excelente oportunidade para debater os problemas, aperfeiçoar metodologias e incrementar os conhecimentos para a área habitacional”, completa.
A programação será composta por mesas temáticas que abordarão o papel dos indicadores habitacionais, a relevância das diferentes bases de dados para a formulação de políticas públicas e os desafios atrelados ao espaço urbano brasileiro. O evento servirá, ainda, para o compartilhamento de experiências inovadoras de enfrentamento ao déficit e para traçar o panorama atual da moradia no Brasil e no mundo.
Seminário Internacional 30 anos da Pesquisa do Déficit Habitacional no Brasil
11 e 12 de novembro/2025, das 9h às 17h
Auditório do BDMG (Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes – Belo Horizonte/MG)
Inscrições gratuitas aqui.
Mais informações neste link.
Fundação João Pinheiro | Assessoria de Comunicação
www.fjp.mg.gov.br | comunicacao@fjp.mg.gov.br
