Fundação João Pinheiro promove seminário sobre mineração e desenvolvimento local

Evento é gratuito e inscrições podem ser feitas na plataforma Sympla

Com o objetivo de discutir o papel da atividade econômica da mineração no estado Minas Gerais, a Fundação João Pinheiro irá realizar na próxima segunda-feira, 21 de outubro, o seminário Mineração e Desenvolvimento Local. A proposta é debater, entre os diferentes atores
públicos e privados e representantes da sociedade civil, os dilemas que a atividade coloca para a sociedade e quais caminhos deverão ser adotados para garantir aos mineiros um desenvolvimento econômico justo e sustentável.

Marcado para as 13h30, o seminário irá acontecer no campus Brasil da FJP (av. Brasil, 674 – Santa Efigênia) e irá reunir gestores e formuladores de políticas públicas, empresários, acadêmicos, representantes de entidades de classe, estudantes e demais interessados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na plataforma Sympla.   

Programação – Com o tema Impactos econômicos, sociais e ambientais da mineração no desenvolvimento local, a primeira mesa será composta por três palestrantes: o pesquisador da FJP João Batista Rezende, que irá falar sobre Gestão municipal; o professor da Gesta/GC/UFMG Klemens Laschefski, que vai tratar dos Impactos socioambientais; e o professor da Face/UFMG Bernardo Palhares Campolina Diniz, que irá palestrar sobre o tema Impactos econômicos

Na sequência, o assunto será O futuro da mineração em Minas Gerais, também com três palestras que irão abordar o marco regulatório, as perspectivas para o setor da mineração no estado, os processos de reparação da população atingida por barragens e o futuro dos municípios com o encerramento da atividade mineradora. Nesta etapa, serão apresentadas as palestras Marco regulatório e lei tributária (Marina Soares Marinho, da Advocacia Geral do Estado); Novo Marco Regulatório: aspectos sociais e econômicos (Mariana Medeiros Nahas, do Cedeplar/UFMG); e Reconversão da cadeia produtiva (Francisco de Paula Antunes Lima, da UFMG).