FJP lança em Belo Horizonte livro sobre a história das estatísticas em Minas Gerais

Na próxima terça-feira, 3 de setembro, a Fundação João Pinheiro – FJP lança sua mais recente publicação, Minas de Números: Políticas Públicas de Estatística em Minas Gerais – Perspectivas Históricas e Catálogo de Fontes 1890 – 2002, em evento no foyer do auditório do BDMG (rua da Bahia, 1.600 – Lourdes), às 17h. Produzido com recursos do BDMG Cultural, o livro teve como apoiadores o Arquivo Público Mineiro, a Delegacia Regional de IBGE em Minas Gerais e a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. 

Fruto de um minucioso trabalho de pesquisa iniciado em 2015, a obra é a 44ª publicação do programa editorial Coleção Mineiriana. Com uma abordagem histórica das políticas públicas responsáveis pela geração de estatísticas em Minas Gerais desde o final do século XIX até o início do século XXI, o livro é uma obra de referência de inestimável valor para o desenvolvimento de novos trabalhos científicos sobre o tema. Ao traçar o desenho do percurso dessas políticas, a publicação permite, ainda, uma avaliação crítica dos dados produzidos ao longo do tempo, oferecendo ao leitor um repertório sistematizado dessa produção documental. De forma complementar, a obra também apresenta uma seleção de documentos iconográficos e cartográficos. 

Mineiriana – Lançada pela FJP em 1993, a Coleção Mineiriana é composta por livros clássicos raros, textos inéditos e coletâneas críticas de fontes. Seu objetivo é disponibilizar para a comunidade de pesquisadores, estudantes e público em geral acervos e documentos essenciais para aumentar o conhecimento e preservar a memória sobre o estado e o país. 

Lançamento da publicação

Minas de Números: Políticas Públicas de Estatística em Minas Gerais – Perspectivas Históricas e Catálogo de Fontes 1890 – 2002

3 de setembro | 17h às 19h

BDMG – Rua da Bahia, 1.600 – Lourdes