FJP lança Curso de Verão “Best Things First: Benefit-Cost Analysis in Practice” em parceria com o Copenhagen Consensus Center (CCC)
Ensinar gestores públicos a melhorar o retorno sobre os investimentos públicos é o objetivo do curso
A Fundação João Pinheiro (FJP), referência nacional em planejamento, avaliação e gestão pública, promove de 2 a 6 de fevereiro o Curso de Verão: “Best Things First: Benefit-Cost Analysis in Practice”, programa intensivo voltado à formação de gestores públicos, pesquisadores e tomadores de decisão. A iniciativa é realizada em parceria com o Copenhagen Consensus Center, organização internacional especializada em análise custo-benefício para definição de prioridades em políticas públicas.
Desde 1969, a FJP atua como centro de excelência na produção de conhecimento aplicado e no fortalecimento da capacidade institucional do Estado. A instituição também coordena o Sistema Estadual de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (Sapp-MG), criado em 2021 e reconhecido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento com o Prêmio de Gestão para Resultados de Desenvolvimento.
Formação estratégica para quem decide
O curso tem como objetivo capacitar servidores públicos, pesquisadores da FJP e gestores de alto nível, especialmente aqueles envolvidos em políticas públicas. A formação conta ainda com 20 vagas abertas ao público externo, selecionadas por critérios como nível gerencial, proficiência em inglês e experiência na área de políticas públicas.
Ao todo, o programa reunirá 80 participantes, que terão aulas presenciais em inglês, com apoio de facilitadores. 60 vagas serão ofertadas para órgãos públicos e secretarias do governo de Minas Gerais, de outras unidades da Federação e também para para agentes do terceiro setor. As outras 20 vagas serão preenchidas a partir de um processo seletivo de ampla concorrência, em que qualquer interessado poderá se candidatar. A carga horária é de 30 horas, distribuídas ao longo de uma semana, com atividades práticas, estudos de caso e oficinas.
Parceria internacional de alto impacto
O Copenhagen Consensus Center, parceiro do programa, é reconhecido mundialmente por sua atuação na priorização de políticas públicas com base em evidências econômicas. Fundado em 2006 pelo cientista político dinamarquês Bjørn Lomborg, o centro trabalha com centenas de economistas premiados, incluindo laureados com o Prêmio Nobel. Seus estudos orientam governos ao redor do mundo sobre como maximizar retornos sociais, econômicos e ambientais.
Instrutores de renome internacional
O curso contará com três instrutores principais:
Bjørn Lomborg, fundador e presidente do Copenhagen Consensus Center, pesquisador visitante da Stanford University–Hoover Institution e autor de best-sellers sobre políticas públicas baseadas em evidências. Ele foi reconhecido pela revista TIME como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.
Saleema Razvi, economista e pesquisadora especializada em análise custo-benefício em políticas de saúde, nutrição e desenvolvimento, com experiência na Ásia, África, Pacífico e América Latina.
Roland Mathiasson, vice-presidente executivo do Copenhagen Consensus Center e responsável por coordenar análises econômicas para governos em diversos países.
Estrutura e metodologia
As atividades serão realizadas no Auditório da FJP (capacidade para 166 pessoas) e na Sala Multiuso (80 pessoas). O curso começa com uma aula aberta ao público, no auditório JK, na Cidade Administrativa, no dia 2/2/2026, com capacidade para 500 pessoas, onde serão apresentados os fundamentos da análise custo-benefício.
A programação inclui módulos aplicados em áreas essenciais da gestão pública, como:
- Saúde pública e valorização da vida;
- Nutrição e saúde materno-infantil;
- Políticas sociais e segurança;
- Educação e capital humano;
- Infraestrutura, saneamento e habitação;
- Meio ambiente e adaptação climática;
- Agricultura, inovação e políticas fundiárias;
- Temas transversais e laboratórios de políticas.
Os participantes irão desenvolver, em grupos, planos de ação baseados em desafios reais de políticas públicas brasileiras.
Inscrições
Serão disponibilizadas para o público 20 vagas no Curso de Verão: melhores soluções para os maiores problemas do mundo, selecionados conforme critérios como nível gerencial, proficiência em inglês, área de atuação e conhecimento básico de economia. A seleção busca garantir a participação de profissionais capazes de aplicar diretamente os conhecimentos adquiridos aos desafios reais da gestão pública.
A master class do curso (aula inaugural) será aberta ao público e realizada no auditório JK, na Cidade Administrativa, no dia 2 de fevereiro de 2026, das 9 às 12h. Não é necessária inscrição prévia.
Certificação
Ao final do programa, os participantes que obtiverem 80% de presença receberão certificado de conclusão.
Fundação João Pinheiro | Assessoria de Comunicação
