FJP inicia 8ª edição de programa de assessoramento a municípios

Atividade de extensão universitária envia alunos de administração pública para atuar junto às gestões públicas locais no interior de Minas

Nesta segunda-feira, 13 de janeiro, 28 estudantes do curso de graduação em administração pública da Fundação João Pinheiro (FJP) embarcaram para os municípios de Abaeté (Território Central de Minas Gerais), Andradas e Paraguaçu (Sul), Carandaí e Lagoa Dourada (Vertentes), Conquista (Triângulo), Itaguara, Itaúna, Ribeirão das Neves e Santa Bárbara (Metropolitano) e Leandro Ferreira (Oeste). Os alunos participam do Programa de Internato em Administração e Gestão Municipal (Prinagem), que leva estudantes para trabalhar durante as férias escolares junto às prefeituras do interior do estado desenvolvendo atividades nas áreas de gestão e de avaliação de processos e de políticas públicas.

Programa – A iniciativa visa contribuir para o fortalecimento das administrações municipais mineiras e para a melhoria dos serviços públicos oferecidos aos cidadãos. O Prinagem tem também o objetivo de proporcionar aos estudantes experiências práticas junto às gestões locais, de modo a formar profissionais que, para além da sala de aula, compreendam as diversas realidades sociais, as adversidades enfrentadas pelas gestões municipais e que, acima de tudo, tenham capacidade para propor melhorias em contextos de baixa ou nenhuma disponibilidade de recursos.

Atividade original da FJP, o Prinagem chega à sua 8ª edição contabilizando 64 municípios atendidos, com a participação de 144 alunos. O assessoramento técnico é realizado sob a supervisão de professores da Escola de Governo da FJP, de forma gratuita, mediante termo de cooperação técnica firmado com os municípios, que arcam apenas com o transporte, alimentação e hospedagem dos estudantes.