Integridade Importa |  FJP e OGE realizam webinar sobre práticas ilícitas na administração pública

A Fundação João Pinheiro (FJP) e a Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE-MG) promoveram, na manhã desta terça-feira (21/9), o webinar Integridade Importa: por que e como comunicar práticas ilícitas.

O evento contou com 115 participantes, entre servidores da FJP, convidados da OGE e CGE-MG, com a presença do presidente da FJP, Helger Marra, e foi conduzido pela ouvidora-geral adjunta do Estado de Minas Gerais, Gabriela Siqueira.

Durante o webinar, Siqueira apresentou os canais de atendimento da OGE-MG, os tipos de manifestações (reclamação, sugestão, elogio, denúncia e simplificação) que podem ser realizadas junto à Ouvidoria e como o órgão as encaminha e trata. 

“A Ouvidoria-Geral é o principal instrumento de controle social das atividades do poder executivo de Minas Gerais. É um órgão autônomo, diretamente ligado ao governador e responsável pela interlocução do cidadão mineiro com o Estado”, iniciou a ouvidora. “A OGE conta com 9 ouvidorias especializadas quem atuam no registro de manifestações, análise, acompanhamento, resposta e elaboração do relatório com recomendações aos órgãos e entidades”, explicou.

Para ela, ainda há muitos pontos de melhoria em relação ao serviço público e a ouvidoria é o termômetro das principais demandas dos cidadãos. “Queremos que a sociedade se acostume com esse diálogo contínuo com o Estado, pois, por meio dele, podemos dar informações suficientes para os gestores, para que tomem decisões baseadas em dados,” salientou.

O presidente da FJP, Helger Marra, destacou a importância do webinar. “É com muita satisfação que realizamos mais um evento atendendo à demanda dos servidores. A iniciativa faz parte da Política de Integridade da FJP e está alinhada às diretrizes institucionais de foco na ética, transparência e governança participativa”, disse. “Hoje temos mais uma oportunidade de autorreflexão sobre o nosso papel para trabalhar essa cultura tão importante e necessária no setor público”, afirmou.

A FJP e a OGE-MG também disponibilizaram aos servidores a Cartilha de Denúncias – Canais de atendimento para consulta.

Todos os serviços prestados pela Ouvidoria Geral do Estado estão disponíveis no aplicativo MG APP e podem ser acessados no menu Ouvidoria na Palma da Mão.