Estudante da FJP participa de programa internacional de fortalecimento da função pública

Em dez anos, Lara Pedrosa é a nona aluna do curso de graduação em administração pública a ser selecionada para a iniciativa.

A aluna do oitavo período do curso de graduação em administração pública (Csap) da Fundação João Pinheiro (FJP), Lara Künzi Pedrosa, é uma das 32 pessoas selecionadas entre mais de três mil candidatos para participar do XI Programa para Fortalecimento da Função Pública na América Latina, realizado anualmente pela Fundação Botín, da Espanha. Lara é a nona aluna da FJP, em dez anos, selecionada para participar da iniciativa.

O programa oferece a estudantes de graduação matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES) da América Latina uma formação interdisciplinar que, em 2020, terá atividades remotas e presenciais na sede da Fundação Botín, em Santander. O objetivo é fortalecer o desenvolvimento da América Latina impulsionando a criação de uma rede de futuros servidores públicos capacitados e comprometidos.

Este ano as atividades tiveram início em 28 de outubro e vão até 3 de dezembro. Os estudantes estão participando de uma série de aulas, oficinas e palestras ministradas por servidores públicos e acadêmicos nas áreas de políticas públicas; ética pública; criatividade e inovação; liderança e competências pessoais; e tendências globais e sustentabilidade. Após a conclusão da formação, os estudantes irão realizar um estágio de 250 horas em uma instituição de interesse público em seu país de origem.

“O programa está sendo uma experiência extremamente transformadora. Conseguir ir para Espanha estudar sobre liderança na função pública da América Latina ao lado de jovens de treze diferentes nações em um cenário tão complexo como o atual abriu meus horizontes e revigorou minha vontade de transformar”, avalia Lara. “Também me fez entender mais sobre as dinâmicas e as interseções entre os dilemas latino-americanos e valorizar as redes de liderança”, completa.

Csap– O curso de graduação em administração pública (Csap) é a segunda etapa de um concurso público anual realizado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e pela FJP. Os interessados prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os 40 primeiros classificados são chamados para a graduação, que tem duração de quatro anos. Após formados, os bacharéis ingressam na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e são nomeados para atuar em um dos órgãos do poder executivo estadual.

Instrumento de modernização do serviço público, o Csap tem o objetivo de formar servidores públicos preparados para atuar nas áreas de planejamento e avaliação, administração financeira e orçamentária, modernização da gestão, racionalização de processos, gestão e tecnologia da informação, recursos logísticos, materiais e humanos, formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas.