Dúvidas frequentes sobre o concurso público

1ª etapa: Realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano referente ao concurso, de caráter eliminatório e classificatório;

2ª etapa: Habilitação dos candidatos aprovados e classificados na primeira etapa, para matrícula no Csap, de caráter eliminatório;

3ª etapa: Realização e integralização do Csap, ministrado pela Escola de Governo/FJP, mediante a obtenção do título de graduação, nos termos da Lei Estadual nº 18.974/2010, de caráter eliminatório.

Não. O Curso de Administração Pública (Csap) da FJP tem um característica única: a graduação é considerada uma das etapas de um concurso público, o que o difere de um vestibular tradicional e, portanto, não integra a lista de cursos disponíveis pelo Sisu.

Não. A FJP obtém as notas dos candidatos inscritos no Enem  por meio do número do CPF no sistema próprio do Inep/MEC.

No Diário Oficial de Minas Gerais, no site da Instituição Executora do certame, no site e nas redes sociais da FJP.

Durante os quatro anos do curso de administração pública, os candidatos, além do ensino gratuito, recebem

  • Bolsa de estudo mensal correspondente a um salário-mínimo, nos termos da legislação vigente à época da matrícula para o curso, para os alunos que não sejam servidores públicos do Estado de Minas Gerais, nos termos do § 2º do art. 8º da Lei Estadual nº 18.974/2010; e
  • Dispensa de ponto, durante o período letivo, para o servidor público estadual da administração direta, autárquica ou fundacional do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais, matriculado no Csap, nos termos do art. 9º da Lei Estadual nº 11.658/1994.

Infelizmente não. Os candidatos interessados precisam fazer tanto o Enem quanto a inscrição em nosso concurso.

Não. A FJP adota, em cada concurso, apenas as notas do Enem realizado no mesmo ano.

Não. O candidato aprovado não poderá ocupar 2 vagas, simultaneamente, em instituições públicas de ensino superior, nos termos da Lei Federal nº. 12.089, de 11 de novembro de 2009.

Os candidatos aprovados e classificados no concurso, que já são servidores estaduais da administração direta, autárquica ou fundacional do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais, possuem direito à dispensa de ponto, durante o período letivo, em respeito ao disposto no art. 9º da Lei Estadual nº 11.658/1994. A remuneração do servidor público é mantida e não é disponibilizada a bolsa de estudos mensal.

A nota de corte do concurso Seplag/FJP 2023 (Enem 2022) foi de 767,92 para ampla concorrência.

Nota de corte do concurso 2021 (XLSX, 17 KB)

Fique atento(a) ao site do Inep/MEC e ao site da FJP.

Pode, mas a dispensa somente poderá ser concedida ao aluno que já tenha cursado a disciplina em outra Instituição de Ensino Superior equivalente em conteúdo e carga horária à disciplina do curso de Administração Pública. Veja o regulamento que trata deste assunto https://fjp.mg.gov.br/wp-content/uploads/2019/11/REGULAMENTO-N%C2%B0-09-Dispensa-de-disciplinas.pdf

Interessados à transferência e à obtenção de novo título serão submetidos a processo seletivo público específico, regido por critérios e normas estabelecidas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escola de Governo/FJP, e expressos em Edital próprio.

As vagas que, porventura, forem abertas para preenchimento por meio de transferência e obtenção de novo título não conferem ao aluno direito ao ingresso na carreira de EPPGG, visto que são diferentes das vagas ofertadas para o concurso que visa o provimento efetivo de cargos da carreira de EPPGG.