Ciclo EPPGGs em Diálogo aborda as políticas de saúde no contexto de pandemia

A Fundação João Pinheiro (FJP), em parceria com a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp) e o Sindicato dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Sindesp), vai realizar, no dia 1º de julho, às 9h, a terceira edição do ciclo EPPGGs em Diálogo: Gestão e Políticas Públicas. O encontro terá como tema “As políticas de saúde e a relação federativa: um olhar especial para a pandemia”.

A iniciativa, que busca reunir especialistas da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) no âmbito federal e do Estado de Minas, vai contar com a presença de Marcelo Cabral, EPPGG federal, e Amanda Guiase, EPPGG estadual, e a moderação de Daniela Góes, pesquisadora da FJP.

A mesa vai debater como as políticas de saúde vêm sendo estruturadas hoje, como a repartição de competências apresenta oportunidades e desafios, quais os principais gargalos enfrentados atualmente e quais destaques podem ser dados para a atuação dos entes federados, das organizações sociais e dos consórcios públicos, considerando a Reforma Administrativa, que pretende enxugar e tornar a máquina pública mais flexível, e um cenário de crise mundial de saúde.

Ao todo, serão realizados dez eventos até dezembro de 2021. Confira como foram o primeiro e segundo debates.

 Conheça os participantes:

Marcelo Cabral – Formado em Administração Pública pela FGV-EAESP (2005) e Mestre em Políticas Públicas pela Universidade da Califórnia – Berkeley (2016). Entre 2008 e 2018, atuou como servidor público federal pela carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, passando pelas esferas federal, estadual e municipal. Licenciado da carreira pública entre 2018 e 2020, atuou como Gerente Executivo do Programa de Cidades e Territórios do Instituto Arapyaú. Em janeiro de 2021 retornou à carreira federal, tendo sido cedido para atuar como Secretário Executivo do Consórcio Conectar.

 Amanda Guias – Servidora Pública, atuando na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais como assessora da Chefia de Gabinete. Cursando o Master em Liderança e Gestão Pública no Centro de Liderança Pública, parte da Rede Vetor Brasil, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental graduada na Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Na sua trajetória na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais atuou como assessora da Superintendência de Redes de Atenção à Saúde e como assessora da Subsecretaria de Políticas e Ações de Saúde. Atua no Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coes Covid-19).

 Daniela Goes – Mestre em Economia (Cedeplar/UFMG). Atualmente é pesquisadora da Fundação João Pinheiro (FJP) e professora na Escola de Governo da mesma instituição. Participa de estudos e projetos de pesquisas voltados para o suporte ao desenvolvimento de políticas públicas com os principais temas: Saúde, Mercado de Trabalho, Avaliação de Políticas Públicas, Administração e Estudo de Gêneros. Foi professora na UFMG, Newton Paiva e coordenadora do curso de Ciências Econômicas do UniHorizontes.

EPPGGs em Diálogo: Gestão e Políticas Públicas

3º Encontro: “As políticas de saúde e a relação federativa: um olhar especial para a pandemia”

Data: 1º de julho

Horário: 19h

Transmissão: Youtube da Fundação João Pinheiro