BH recebe estudantes e profissionais do campo de públicas para evento nacional na Fundação João Pinheiro

Encontro de três dias reunirá pesquisadores e estudantes de todo o país para discutir identidade, diversidade e tecnopolítica da democracia republicana

Entre os dias 4 e 6 de setembro, a Fundação João Pinheiro será palco do V Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa no Campo de Públicas – V Enepcp, evento que irá reunir, em Belo Horizonte (MG), de modo presencial e em atividades virtuais, diversos estudantes e profissionais da área. Nesta edição, o encontro tem como tema Formação e ação no campo de públicas: identidade, diversidade e tecnopolítica da democracia republicana.

Realizado pela Associação Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão no Campo de Públicas (Anepcp), o V Enepcp será dividido em sessões temáticas e mesas redondas, entre outras atividades. Área de investigação e trabalho voltada para o Estado, o governo, a administração pública, as políticas públicas e a gestão pública e social, o campo de públicas é composto por profissionais que operam tanto na educação superior quanto em governos e organizações da sociedade civil de interesse público.

Em sintonia com as diversas vertentes e os desafios da área, o V Enepcp tratará de assuntos como a preparação de profissionais éticos e seguros, a formação sólida desses profissionais e a aproximação entre academia e administração pública para a produção de ciência de forma colaborativa. Ao longo da programação, será também discutida a criação e implementação de ações públicas que acompanhem a realidade da população e o momento histórico do país, que sejam tecnologicamente inovadoras e que contribuam efetivamente para a construção de um contexto político e social justo e democrático.

Programação – Para abrir o V Enepcp, dia 4/9, das 10h às 12h, Charlotte Halpern, doutora em ciência política do Institut d’Études Politiques de Paris – Science Po (França), irá ministrar a palestra A formulação de políticas públicas no tempo do Antropoceno: o desafio para as sociedades democráticas. A abertura será transmitida ao vivo, com tradução simultânea (inglês-português) pelo canal da FJP no Youtube.

Ao longo do evento, as 24 sessões temáticas presenciais e híbridas contarão com apresentações de trabalhos sobre ensino, pesquisa e extensão no campo de públicas, inovações sociais e experimentações democráticas, direito à moradia, transferência de renda, participação social, segurança pública, gênero e diversidade, inclusão, ações afirmativas, desigualdades, formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, governo digital, transparência, proteção de dados e tecnopolítica, entre outros assuntos.

Paralelamente, as mesas redondas  irão abordar temas como democracia e governança; cidades inteligentes; inovação pública e democrática; ferramentas de qualificação democrática; big data, inteligência artificial e políticas públicas; análise de conjuntura; observação internacional de processos eleitorais; federalismo no Brasil; descentralização e governos locais; gestão da longevidade; violação de direitos e sistemas de proteção social, entre outros.

Na tarde do dia 6, entre 14h e 16h, a conferência de encerramento ficará por conta dos palestrantes Lindijane de Souza Bento Almeida, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Francisco Gaetani, do Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Todas as atividades do V Enepcp serão intercaladas com atrações culturais e lançamentos de publicações.

V Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa no Campo de Públicas – V Enepcp

4 a 6/9/2023 (evento híbrido)

Mais informações e Inscrições: https://anepecp.org/enepecp/

Fundação João Pinheiro (Alameda das Acácias, 70 – São Luís / Pampulha – Belo Horizonte – MG)