Governo de Minas publica edital de concurso para Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental 2025

Nota do Enem 2024 será utilizada como primeira etapa. Classificados deverão concluir graduação em administração pública na FJP antes de tomar posse.

A Fundação João Pinheiro (FJP) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais  (Seplag-MG) publicaram hoje, dia 23 de julho, o edital nº 003/2024  com informações sobre o concurso público da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), com a oferta de 40 vagas. As inscrições custam R$65 (sessenta e cinco reais) e poderão ser feitas entre os dias 23/9 e 4/10/2024 no site concurso.fundacaocefetminas.org.br.

Para participar, o interessado deverá, obrigatoriamente, prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 como primeira etapa do concurso, como divulgado no início do semestre deste ano. Será convocado para a habilitação documental (segunda etapa) o candidato que for classificado até o limite de 120 (cento e vinte) vagas, respeitadas as reservas legais. Em caso de aprovação na habilitação documental, será convocado para a terceira etapa do concurso público, que consiste na frequência e conclusão do curso de graduação em administração pública (Csap), ministrado pela Escola de Governo da FJP, o candidato aprovado, classificado e habilitado até o limite das 40 (quarenta) vagas oferecidas, respeitadas as reservas legais.

Graduação e carreira – Gratuito, o curso de graduação em administração pública é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, tem duração de quatro anos e é referência no Brasil sendo eleito pela quarta vez consecutiva o melhor curso de administração pública do país pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), promovido pelo MEC. De dedicação exclusiva, oferece aos estudantes uma bolsa de estudos mensal de um salário mínimo.

Após formados, os bacharéis recebem o título de administradores públicos e, cumpridos os demais requisitos dispostos no edital e na legislação estadual, são nomeados para os cargos de EPPGG, com atuação nos diversos órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do poder executivo estadual.

As principais atribuições do EPPGG estão relacionadas à formulação, supervisão e avaliação de políticas públicas. Esses profissionais também podem atuar nas áreas de planejamento, administração financeira e orçamentária, contabilidade, modernização da gestão, racionalização de processos, gestão e tecnologia da informação, recursos logísticos, recursos materiais, recursos humanos e administração patrimonial.

A remuneração do cargo de EPPGG, nível 1, grau A, pode corresponder a até R$ 5.468,07 (cinco mil, quatrocentos e sessenta e oito reais e sete centavos), aproximadamente, considerando o vencimento básico acrescido de 100% (cem por cento) da Gratificação de Desempenho e Produtividade Individual e Institucional (GDPI).

Fundação João Pinheiro | Assessoria de Comunicação
comunicacao@fjp.mg.gov.br