Pular para o conteúdo principal
>
>
Fundação João Pinheiro publica dois novos títulos da Coleção Mineiriana

Compartilhe

Fundação João Pinheiro publica dois novos títulos da Coleção Mineiriana

Lançamento também será duplo, com sessões do seminário “Os desafios do desenvolvimento: história e pensamento crítico” na FJP e no Cedeplar/UFMG dias 26 e 28/5

Belo Horizonte, 25/5/2026 – Nos próximos dias 26 e 28/5, a Fundação João Pinheiro realiza, em parceria com o Cedeplar/UFMG, o Seminário Os desafios do desenvolvimento: história e pensamento crítico. Realizado com o objetivo de lançar dois títulos da Coleção Mineiriana sobre o Congresso Agrícola, Industrial e Comercial de Minas Gerais, realizado em 1903, o evento propõe uma reflexão histórica sobre o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. As sessões acontecem na FJP (Alameda das Acácias, 70, 5º andar – São Luiz/Pampulha) no dia 26 e no Auditório 1070 – Rodrigo Ferreira Simões da UFMG (Avenida Presidente Antônio Carlos, 6.627, Pampulha) no dia 28, ambas às 14h e abertas ao público.

Intitulada Congresso Agrícola, Industrial e Comercial de Minas Gerais em 1903 – Coleção de Documentos, a primeira obra reúne, em mais de mil páginas e pela primeira vez, a rica documentação produzida no âmbito desse congresso. Ainda hoje, o evento é considerado um marco para a economia mineira por seu pioneirismo na mobilização de lideranças, na discussão e na reflexão sobre os entraves e as perspectivas econômicas do estado em meio à transição que caracterizou o início do século XX, após o fim da escravidão e a crise do modelo agrário-exportador baseado na monocultura do café. 

A segunda obra, Política Econômica e Desenvolvimento: Desafios Históricos e Perspectivas – Do Congresso Agrícola, Industrial e Comercial de Minas Gerais de 1903 aos Novos Tempos, conta com a participação de historiadores e notáveis especialistas, entre eles, o economista André Lara Resende. O livro é resultado de um seminário sobre o Congresso de 1903 realizado pela Fundação João Pinheiro em 2023. O título também resulta da relevância do debate sobre política econômica e desenvolvimento em uma perspectiva histórica e contemporânea. A abordagem interdisciplinar, a multiplicidade de temas e os diferentes pontos de análise caracterizam a obra.

De acordo com a historiadora e coordenadora da Coleção Mineiriana, Marta Araújo, pensar historicamente o desenvolvimento é o desafio dos novos tempos. “O ritmo acelerado e global das mudanças atuais reforça a ideia de uma enorme ruptura entre passado e presente, especialmente em relação a problemas há muito conhecidos no campo político, social, econômico e ambiental”, observa. “A transformação é o que caracteriza e permite compreender os processos históricos”, conclui. 

 

Serviço

Seminário Os desafios do desenvolvimento: história e pensamento crítico

26/5, 14h – Auditório Jussara Seixas/FJP (Alameda das Acácias, 70, 5º andar – São Luiz/Pampulha)

Participação dos pesquisadores Marta Araújo, Raimundo Leal, Ricardo Carneiro (FJP) e Bruno Magalhães (PBH)

28/5, 14h – Auditório 1070 – Rodrigo Ferreira Simões/UFMG (Avenida Presidente Antônio Carlos, 6.627, Pampulha)

Participação dos professores do Cedeplar/UFMG Marcelo Magalhães Godoy, Eduardo da Motta e Albuquerque, Clélio Campolina Diniz e dos pesquisadores Marta Araújo (FJP) e Bruno Magalhães (PBH)   

 

Fundação João Pinheiro | Assessoria de Comunicação

 

Pular para o conteúdo principal