Fundação João Pinheiro e Seplag realizam encerramento dos programas de desenvolvimento de lideranças de Minas Gerais

A Fundação João Pinheiro (FJP) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) realizaram, na tarde desta quarta-feira (7/12), na Cidade Administrativa, o encerramento do Programa de Desenvolvimento de Lideranças de Minas Gerais (PDL/MG) e do Programa de Desenvolvimento de Lideranças Regionais de Minas Gerais (PDLR/MG). Os dois, que somam 162 gestores participantes, fazem parte das iniciativas do Transforma Minas, programa que tem buscado transformar a cultura de gestão de pessoas no setor público mineiro, por meio de políticas de atração, seleção, desenvolvimento, desempenho e engajamento das lideranças estratégicas do Estado.

O PDL teve início em novembro de 2019, com 140 horas de duração, e contou com a participação de 54 subsecretários de Estado de Minas Gerais. Já o PDLR, com duração de 132 horas, iniciou-se em maio de 2021 e contou com 108 lideranças regionais também das diversas secretarias estaduais.

Segundo Kamila Pagel, coordenadora da Assessoria de Projetos de Desenvolvimento de Pessoas da FJP, os programas de desenvolvimento objetivam desenvolver lideranças e gestores para atuarem de forma inovadora e estratégica e que sejam capazes de gerir equipes, articular ações e trabalhar em rede para o alcance de resultados efetivos na área pública. “Para tanto, utilizamos ferramentas e abordagens que promovam o desenvolvimento de competências e a articulação entre teoria e prática profissional, focando em gestores entendidos como agentes de multiplicação de uma nova cultura na administração pública”, explica a coordenadora.

“Dessa forma, além de conteúdos de fronteira nas temáticas gerenciais e de liderança, utilizamos, no âmbito dos programas, oficinas, etapas vivenciais, planos de desenvolvimento individual, abordagem de solução de problemas e outras estratégias de ensino e aprendizagem”, ressalta.

O subsecretário de Trabalho e Emprego, Raphael Vasconcelos, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, destaca três grandes eixos do PDL: alinhamento estratégico, criação de redes e o conhecimento de fato proporcionado. “Estou muito honrado e grato por fazer parte disso. Com o PDL, pudemos nivelar as diretrizes e orientações para alcançar os objetivos e prioridades do Governo, formamos uma importante rede, o que facilitou demais o trabalho integrado das diferentes secretarias e a viabilização de projetos intersetoriais, e ainda tivemos uma grande oportunidade de desenvolvimento profissional e pessoal com as aulas e atividades realizadas ao longo desse tempo”, salienta o subsecretário.

Para a superintendente Regional de Educação de Uberlândia, Onília Oliveira, o PDLR ajudou muito a melhorar o planejamento das ações, buscar novas estratégias mais direcionadas e pensar em equipe, construindo uma cultura de estudo e análise de resultados. “Houve trocas de experiências entre as secretarias participantes que muito contribuíram no desenvolvimento de uma liderança mais assertiva e engajada nos propósitos institucionais do Governo de Minas. O programa ainda permitiu um crescimento pessoal e profissional dentro da liderança regional, com foco na inovação e na articulação permanente entre as chefias e equipes de trabalho e isso foi muito bom”, conclui.

Outros programas de formação – Em 2022, a Assessoria de Projetos de Desenvolvimento de Pessoas da FJP, também concluiu o Programa de Desenvolvimento de Gestores da Secretaria de Estado de Educação (PDG/SEE) e o Programa de Desenvolvimento de Gestores Escolares da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PDG/PBH), e estão em andamento o Programa de Desenvolvimento de Lideranças de Minas Gerais (PDL/MG), o Programa de Formação em Gestão de Pessoas – 3ª edição (PFGP) e o Programa de Liderança e Gestão da Emater/MG (PLG/Emater-MG).