Fundação João Pinheiro abre inscrições para municípios que desejam receber assessoria técnica gratuita

A Fundação João Pinheiro (FJP) recebe entre os dias 11 e 17 de novembro inscrições para a 12ª edição do Programa de Internato em Administração e Gestão Municipal (Prinagem). O programa de extensão universitária da Escola de Governo da FJP oferece assessoria técnica gratuita aos municípios mineiros em áreas como orçamento e finanças, gestão de pessoas, licitação e compras, planejamento, avaliação de políticas públicas e logística, entre outras.

No Prinagem, alunos do curso de administração pública da FJP, sob a orientação de professores, atuam junto às gestões municipais durante o período de férias escolares. Esses estudantes são aptos a apoiar a elaboração de leis orçamentárias e planos municipais; assessorar a  elaboração da carta de serviços municipais;  realizar o diagnóstico, mapeamento e proposição de melhorias de processos, especialmente em processos de licitação e compras, convênios e gestão de estoques; propor melhorias de serviços e políticas públicas; realizar o diagnóstico da gestão municipal; ministrar oficinas para servidores, secretários municipais e conselheiros de políticas públicas sobre temas diversos da administração pública; apoiar processos de gestão de pessoas (diagnóstico de clima organizacional e apoio na elaboração do plano de cargos e salários, por exemplo), entre outros.

A próxima edição será subdividida em dois grupos participantes. De 17 de janeiro a 11 de fevereiro de 2022, os municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte receberão o Prinagem de forma híbrida (2 semanas de trabalho presencial e 2 semanas a distância). Esse grupo terá a parceria da Agência para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte e contará pautas específicas da região metropolitana, especialmente aquelas voltadas para a gestão das funções públicas de interesse comum. Durante o período presencial do assessoramento, os municípios selecionados irão arcar somente com despesas de hospedagem, alimentação e transporte dos estudantes.

Já de 7 a 25 de fevereiro de 2022, os municípios de todo o estado, exceto os da RMBH, poderão participar do programa, que será realizado de forma remota, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Inscrições – O período de inscrições vai de 11 a 17 de novembro de 2021. Municípios da RMBH devem se inscrever pelo endereço https://forms.gle/ab1E3zdvzNdDCdSq7 e os demais pelo endereço https://forms.gle/MELyQUVmscDDxBH66.

Para que a inscrição seja completa, a prefeitura deverá enviar para o e-mail geri.eg@fjp.mg.gov.br cópia da carteira de identidade e CPF do prefeito ou prefeita, e seu termo de posse.

O edital do chamamento público com todas as informações sobre o programa, inscrições, seleção e responsabilidades dos envolvidos está disponível em https://fjp.mg.gov.br/prinagem/.

Números – O Prinagem teve início em 2016 e já realizou 11 edições, sendo 8 presenciais e 3 remotas, em 83 municípios, com a participação de 203 estudantes e 16 professores da FJP. A Ufla participou de 3 edições, desde setembro de 2020, mobilizando 24 alunos e 7 professores.